Água Boa - MT,
Investimento de quase 7 milhões para repactuação e construção de Escolas Indígenas em Nova Nazaré

Investimento de quase 7 milhões para repactuação e construção de Escolas Indígenas em Nova Nazaré

BRASÍLIA - Nesta quarta-feira, dia 3 de abril de 2024, um marco significativo foi estabelecido para a comunidade indígena de Nova Nazaré.

O Prefeito João Teodoro Filho e a Secretária de Educação, Geliane Steffenon Fontoura, com o apoio da Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), formalizaram um termo de convênio para a repactuação de obras paralisadas. O investimento de quase R$ 7 milhões será para construção de 6 Escolas Indigenas  sendo elas: Escola Mairea, Dois Galhos, Mutum, Ubariré, Santa Terezinha, reserva Indigena Areões, Lagoa Grande e reforma da Escola Indigena Cachoeira.

A Secretária de Educação, Geliane Fontoura expressou o compromisso da administração municipal em ouvir atentamente as demandas das comunidades escolares e em assegurar que todas as necessidades educacionais sejam atendidas de maneira justa e inclusiva, independentemente de sua origem cultural. A construção e reforma dessas escolas representam não apenas um investimento financeiro, mas também o respeito pela cultura indígena, reconhecendo suas perspectivas, conhecimentos e sabedoria como fundamentais para uma educação mais completa e enriquecedora.

Destacou Geliane: “Somos muito gratos à presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, por ter dado prioridade à educação indígena, o que combina com o espírito que estamos tentando implementar e as boas parcerias transversais com outros órgãos do governo do Federal e Estadual, em prol da causa indígena Mato-grossense.”

O Prefeito João Teodoro, ressaltou que a construção e reforma das escolas proporcionarão à comunidade indígena de Nova Nazaré um espaço adequado e seguro para o desenvolvimento de atividades educacionais. Isso contribuirá significativamente para a formação integral das crianças, jovens e adultos indígenas. Essa medida representa um investimento não apenas em infraestrutura, mas também no futuro e na qualidade de vida dessas comunidades, contribuindo significativamente para sua formação e desenvolvimento. (AScom)

Confira Mais Notícias