Água Boa - MT,

Eleitoral: atendimento com coleta biométrica será reforçado em Ribeirão Cascalheira

casc eleitoralRIB. CASCALHEIRA - O atendimento com coleta da biometria será reforçado no Posto Eleitoral de Ribeirão Cascalheira, graças a um Termo de Cooperação firmado entre o cartório da 31ª Zona Eleitoral e a Prefeitura Municipal. O cadastramento biométrico pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (horário de Brasília-DF).

A coleta biométrica teve início há algumas semanas no Posto Eleitoral, que fica localizado na Avenida Padre João Bosco, nº 1863, Centro. Agora, com o reforço de pessoal e equipamentos, este atendimento será intensificado. Atualmente, do total de 7.446 pessoas do eleitorado em Ribeirão Cascalheira, 771, ou seja, apenas 10,35% fizeram o cadastro da biometria junto à Justiça Eleitoral.
No Termo de Cooperação, o Executivo Municipal se comprometeu a ceder mobiliário e pessoal para execução do atendimento, e também forneceu computadores, sendo que um já foi disponibilizado e passou por formatação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), para instalação dos sistemas necessários. A Justiça Eleitoral, por sua vez, forneceu os kits biométricos e treinamento especializado à equipe cedida pela Prefeitura.
O Termo de Cooperação terá vigência até o dia anterior ao fechamento do cadastro eleitoral no ano de 2024, que será estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No período de 20 de dezembro de 2023 a 06 de janeiro de 2024 haverá o recesso – feriado forense -, conforme previsão no art. 62, I, da Lei nº 5.010/1966, ocasião em que os serviços eleitorais ficarão suspensos.

Mais segurança

A biometria foi adotada para tornar o processo eleitoral ainda mais seguro e evitar que uma pessoa vote no lugar de outra, com a redução significativa da intervenção humana no processo de votação. A urna só é liberada para votação quando o leitor biométrico identifica as impressões digitais da eleitora ou do eleitor, as quais são verificadas eletronicamente a partir do banco de dados unificado da Justiça Eleitoral. (Jornalista: Nara Assis)

Confira Mais Notícias