Ao Vivo Água Boa - MT (99,7 FM)

Anderson Samers Programa: Bom Dia Interativa
Locutor: Anderson Samers

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Ao Vivo Querência - MT (97,9 FM)

Alessandro Mello Programa: Almanaque Interativa
Locutor: Alessandro Mello

Ouça Agora!

(66) 98438-0051

Agronegócio

Empaer e Secretaria de Desenvolvimento divulgam levantamento de hortifrúti - veja vídeo

otacilio e alissonÁGUA BOA – A Secretaria de Desenvolvimento do município e a Empaer acabam de realizar a primeira rodada técnica da agricultura familiar.

Foram promovidos encontros nas comunidades do interior em que foram apresentadas as potencialidades do município.

Otacílio de Souza Barbosa, secretário adjunto da Agricultura Familiar, e Alisson Lorenzon da Empaer informam que estão fomentando o surgimento de novas culturas entre os assentados. Em apenas 1 hectare é possível produzir até 160 mil pés de alface em 50 dias.

Hoje em Água Boa 1 pé de alface é comercializado por até R$ 2,50. A receita bruta pode chegar a R$ 400.000,00 em 1 hectare de alface a cada colheita. A demanda mensal por produtos hortifrúti é de 15 toneladas de tomate.

São quase 20 toneladas mensais de banana e aproximadamente 10 mil dúzias de ovos ao mês.

O objetivo é despertar produtores para apostarem nesse nicho de mercado. Atualmente mais de 90% dos hortifrúti comercializados em Água Boa são provenientes da Ceasa de Goiás.

O comércio local tem interesse em comprar dos produtores locais, pois assim conseguem produtos mais frescos e movimentam a economia local. Mas é necessário que sejam produtos com certa qualidade, a um preço justo e com constância no fornecimento.

Os encontros acontecem nos assentamentos Jandira, Jaraguá, Jatobazinho, Martins, Santa Maria e Serrinha. Cerca de 60 produtores participaram dos encontros.

Pretende-se ainda fazer uma apresentação extra na cidade para atender aos feirantes, chacareiros e demais interessados.

A ideia é reunir os agricultores em grupos de trabalho, a fim de organizar e ajudar a desenvolver as cadeias produtivas.

Veja as entrevistas com Otacílio e Alisson.

Veja mais notícias: