• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Na tarde desta sexta-feira (12/07) aconteceu uma reunião para tratar sobre a implementação de cursos técnicos em Querência, em uma parceria entre prefeitura e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI).

A reunião aconteceu no gabinete da prefeitura, e contou com a presença da Deputada Estadual Janaína Riva (MDB), Deputado Ondanir Bortoloni, o Nininho (PSD), Secretário da SECITECI, Nilton Borgato, Prefeito Fernando Görgen, vereadores e diretores das escolas do município.

O foco principal da reunião foi firmar um termo de cooperação entre a SECITECI e a prefeitura para implementar cursos técnicos na Escola Municipal Agrícola de Querência (EMAQUE), que já disponibiliza o curso técnico agrícola à alunos do Ensino Médio.

Na oportunidade, foram discutidos assuntos como evasão escolar e as demandas de qualificação profissional no município e região.

A deputada estadual Janaína Riva destacou que, com esta parceria, o estado assumirá parte dos custos de manutenção do curso técnico, que são maiores que os custos de um ensino fundamental regular, que no caso, é de responsabilidade do município.

“É uma parceria com o município, que vai facilitar muito a vida do município, e vai poder sobrar um pouquinho de dinheiro pro município. Que as pessoas cobram saúde, estradas, escolas municipais. E o Estado passa a ser responsável pelo ensino técnico dentro de Querência. É um avanço muito grande, isso, é lógico, somado à construção da Escola 20 de Março”, destacou a deputada.

Janaína salientou ainda que a parceria entre a prefeitura de Querência e a SECITECI trará benefícios não só ao município, como a toda região.

“Precisamos qualificar de forma adequada, com o ensino técnico e qualificação profissional para que as empresas que estão se instalando e fomentando a economia local, encontre também mão de obra especializada e não precise contratar gente de fora. Eu acredito que o estado está avançando, colocando as contas em ordem e a Assembleia está disposta a ajudar o governo no que for preciso para que a demanda da educação seja atendida”.

Além da reunião no gabinete da prefeitura, a comitiva realizou uma visita in loco à EMAQUE, que será a beneficiada por esta parceria.

Veja Também