• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Um incêndio de grandes proporções tomou conta de uma região de chácaras próximo a MT-109 nesta quinta-feira (08). O fogo teve início ainda durante a manhã, e devido ao tempo extremamente seco e aos intensos ventos, típicos deste período do ano, rapidamente se alastrou por pastos e lavouras.

Caminhões pipa da prefeitura se deslocaram até o foco do incêndio ainda durante a manhã.

Devido à extensão do incêndio, foi solicitada ajuda de mais caminhões pipas e demais maquinários agrícolas, que pudessem ajudar a conter fogo. Até um avião agrícola está sendo utilizado.

O fogo chegou muito próximo à residências das chácaras afetadas, mas já foi controlado nestes locais.

Segundo informações extraoficiais, o incêndio teria começado após uma queima de galhos no quintal de uma chácara. A veracidade desta informação está sendo apurada, mas, de qualquer forma, o episódio fica de alerta.

Período proibitivo de queimadas

Desde 15 de julho vigora o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, que segue até 15 de setembro.

Com 5.325 registros de janeiro a junho de 2019, o estado bateu o recorde em número de focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desde 2006, é proibido fazer queimadas nesse período, devido à longa estiagem e às condições climáticas, que são favoráveis a ocorrências de incêndios.

Mesmo os proprietários rurais, que tenham autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para fazerem queimadas controladas, estão proibidos de fazerem o uso do fogo durante o período proibitivo.

A multa varia entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil por hectare queimado. Os valores são estipulados pela perícia, que deve avaliar o tipo de vegetação queimada e o tamanho da região atingida.

Focos de queimadas

O índice atual de queimadas, de 5.325, é 57% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, onde foram 3.383 focos de calor, em todo o estado, segundo o Inpe.

O mês com maior número de focos de calor foi março, com 1.188 pontos. Já o menor foi abril, com 708 focos.

Veja Também

Policial
  • 11 Outubro 2019
  • Por Michele Soares

Homem é morto à facadas no Setor Nova Querência

QUERÊNCIA – Um homicídio foi registrado na tarde desta sexta-feira (11), na Rua Maranhão, esquina com a Avenida Norte, no Setor Nova Querência. A Polícia Judiciária Civil estava em diligência pela...