• Anuncie
  • Brasil Escolar

0
0
0
s2sdefault

Foto: Maurício Woichekoski / Interativa FMQUERÊNCIA – A Biblioteca Municipal Fonte do Aprendiz completa hoje 10 anos de sua inauguração.

E para comemorar sua primeira década, uma programação especial tem sido realizada desde a semana passada.

A programação começou com o recital do 3º Concurso de Produção e Declamação de Poemas. O evento aconteceu nas noites de quinta (17) e sexta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal.

Foram produzidos e declamados poemas sobre os mais diversos temas, como dengue, preconceito, sentimentos. Muitos poemas retratando problemas da atualidade e críticas sociais também. A avaliação ficou por conta das professoras Janet Thomas, Janete Mello e Cleunice Rubert Ruff.

No quesito produção, foram premiados na categoria adulto:

1º Lugar – Murilo Araújo Costa – 23 minutos;

2º Lugar – Maira Shoiany Padilha da Silva – Não se esconda atrás de mim;

3º Lugar – Flávio Ribeiro Bueno – Justiça;

4º Lugar – Camile Wojciechowski – Ansiedade;

5º Lugar – Raynara Olegário de Oliveira – Guerreiro Aprisionado e

6º Lugar – Renata Ferreira Pinto – Companheira do amor. 

Já na categoria juvenil de produção, os premiados foram:Equipe da Biblioteca Municipal e Espaço Cultural Fonte do Aprendiz durante última edição do Projeto Biblioteca vai à praça

1º Lugar – Letícia Giuliana da Silva – Girassol;

2º Lugar – Samuel Ramalho da Silva – Respeito e Preconceito no Brasil;

3º Lugar – Rebeca de Souza Primeiro – Vida;

4º Lugar – Débora M. Bettcher – Entre linhas;

5º Lugar – Annie Karollynne Luiz Maciel – Contraponto e

6º Lugar – Letícia de Sousa Moreira – Tristeza. 

Para a categoria infantil, houve apenas premiação para os melhores declamadores, que foram Kaique Oliveira, com o poema O livro; Larissa Cozer Camargo e o poema Pedido; e Kallil Barbosa Hardke com o poema O menino Azul

Letícia Souza Moreira, como o poema Nostalgia; Lívia Carrasco Frederico, com o poema Traduzir-se e Ana Beatriz Araújo, com o poema Menina moça foram as premiadas no quesito declamação da categoria infanto-juvenil.

E na categoria adulto, os premiados foram Andréia Silva Silveira, que declamou o poema Índia Velha. Murilo Araújo Costa e o poema Canção Infantil e Flávio Ribeiro Bueno, e o poema Justiça.

No total foram inscritos 76 participantes, sendo 35 textos (produção) e 39 declamações. A expectativa da coordenadora da Biblioteca Municipal, Monica Carrasco Tonollo é de que na próxima edição o número de participações seja ainda maior. Confira aqui as fotos da segunda noite de recital.

As atividades alusivas ao aniversário de inauguração da Biblioteca Municipal seguiram na segunda-feira (21), com a retomada histórica da biblioteca para turmas de escolas. Na terça-feira (22) houve exposição de desenhos de artistas locais, e na quarta-feira (23) aconteceu uma roda de conversa com leitores da comunidade.

E nesta quinta-feira (24), dia em que se comemoram os 10 anos de inauguração da Biblioteca, acontece o encerramento das atividades, com sorteio de livros, contação de histórias, participação dos vencedores do 3º Concurso de Produção e Declamação de Poemas, apresentação dos artistas da exposição de desenhos e a participação especial do músico Samuel de Carvalho e seu saxofone.

O evento acontece à partir das 18hs nas dependências da própria bliblioteca. Será servido ainda um coffee break aos presentes.

 

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Fonte do Aprendiz funciona juntamente com o Espaço Cultural. Contém em seu acervo bibliográfico mais de 8 mil livros.Inauguração da Biblioteca em 24/10/2009 Foto: Querência Hoje

No Espaço Cultural acontecem oficinas de balé, ritmo, musicalização, flauta, sopro, banda, violão e teatro, que atendem mais de 400 crianças.

A Biblioteca realiza, em média, 1023 atendimentos por mês, sendo cerca de 600 retiradas de livros. Todo o trabalho tem acontecido em função de fortalecer o hábito da comunidade local de fazer uso de um espaço seguro e de conhecimento.

A criação da Biblioteca, através de lei, aconteceu em 2007. A nomeação ocorreu em 2008 e a inauguração oficial foi no dia 24 de outubro de 2009.

Os principais projetos desenvolvidos pela Biblioteca Municipal Fonte do Aprendiz são o Biblioteca Vai à Praça; Meu tempo de ler; Lá vem história; A hora do conto; Meu livro, teu livro e A Biblioteca e o trabalho local.

Veja Também

Internet
  • 08 Novembro 2019
  • Por Inácio Roberto

Prefeitura promove Audiência Pública hoje

NOVA NAZARÉ – A Prefeitura de Nova Nazaré promoverá hoje, uma audiência pública, às 19hs, na Câmara Municipal.  Na ocasião, serão discutidos assuntos relacionados ao financiamento para pavimentação...

Justiça
  • 02 Dezembro 2019
  • Por Inácio Roberto

Júri absolve réu de tentativa de homicídio

ÁGUA BOA – Valdinei Alves Guimarães foi absolvido da tentativa de homicídio contra Maria Helena Francisca da Silva. O suposto crime teria ocorrido em 2.005. O réu foi absolvido pelo tribunal do júri...