• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Na última quinta-feira, 19 de dezembro, Querência celebrou seus 28 anos de emancipação política.

Este ano, para celebrar o aniversário do município, a população foi contemplada com uma programação especial, que incluiu três shows nacionais. A verba para o evento veio de uma emenda parlamentar do ex-deputado Baiano Filho, exclusivamente voltada à cultura, conforme explicou o prefeito Fernando Görgen em entrevista ao programa Almanaque Interativa, da Rádio Interativa FM 97,9.

A programação começou ainda na madrugada de quinta-feira (19), com a prova de Corrida e Caminhada, seguida pelo tradicional café da manhã de aniversário, no Pavilhão da Igreja Católica.

À noite, aconteceu a primeira noite de show, com a dupla Edy Brito e Samuel. Até o prefeito Fernando Görgen subiu ao palco para brincar e cantar com a dupla, que fez a festa.

Na sexta-feira (20), foi o cantor Nando Moreno quem celebrou o aniversário da cidade. Com músicas românticas e também dançantes, o cantor agitou o grande público presente.

E no sábado (21), fechando a programação em grande estilo, foi a vez do cantor Santorine animar a festa de aniversário de Querência.

A Banda Swing da Cohab fechou em alto astral as três noites de shows. A festa aconteceu na praça ao lado da Prefeitura Municipal.

Localizada na região nordeste do estado de Mato Grosso, a "Princesinha do Araguaia" tem hoje cerca de 18 mil habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A denominação de Querência foi escolhida para marcar o cunho gaúcho da migração, pois é nome típico das plagas sulinas, ligado à tradição cultural dos primeiros moradores do lugar, os gaúchos. As origens do município de Querência vem da Cooperativa Mista de Canarana, fundada pelo pastor Norberto Schwantes, que adquiriu 180 mil hectares da Fazenda Betis, de propriedade da família Peres Maldonado. A finalidade da cooperativa era melhorar as condições dos migrantes gaúchos e mesmo formar uma cidade.

Tendo a agricultura como base de sua economia, Querência foi o primeiro município do Vale do Araguaia que atingiu a marca de R$ 1 bilhão de PIB em 2017, com R$ 1,24 bilhão.

Em agosto deste ano, o prefeito Fernando Görgen concedeu uma entrevista ao apresentador Iury Lupaudi, da LTV de Cuiabá, onde falou, entre outros assuntos, sobre a economia, saúde e cultura de Querência, a qual ele definiu como uma das cidades mais promissoras do Vale do Araguaia. Confira a entrevista na íntegra:

Veja Também

Mais notícias relacionadas
  • 25 Janeiro 2020
  • Por Redação Interativa

Acidente é registrado na avenida Planalto em Água Boa

  • 07 Fevereiro 2020
  • Por Inácio Roberto

Soja se desenvolve em Cocalinho; Rio Araguaia sobe com as chuvas

  • 02 Dezembro 2019
  • Por Michele Soares

Mais de 2700 mudas foram entregues na 10ª edição do Plante uma Árvore e Colha Frutos

  • 03 Dezembro 2019
  • Por Inácio Roberto

Praças estão sujas, tomadas de inço, com brinquedos quebrados colocando crianças em risco de acidentes