• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA - Um novo decreto foi emitido nesta segunda-feira (23) com novas medidas complementares para o enfrentamento de emergência da saúde pública e prevenção relativos ao surto epidêmico do Covid-19.

O decreto 2.094/2020 determina que todos os estabelecimentos comerciais, como: bares, casas de shows, boates, ginásios, salão de beleza e estética, cabeleireiro, manicure e pedicure, missas, cultos e outros estabelecimentos que realizam eventos com aglomerações de pessoas fechem as portas.

Comércios que contribuem com a necessidade básica da população (restaurantes, lanchonetes, distribuidoras de gás, conveniências, distribuidora de bebidas, espetarias, sorveterias, pizzarias, pastelarias, padarias e similares) funcionarão  somente mediante serviço de entrega (delivery), ou retirada no balcão, não sendo permitido consumo no local.

Lojas de eletrodomésticos, vestuários, agrícolas, auto peças agrícola e de automóveis e motocicletas, bicicletarias, garagens de veículos, materiais de construção, marmoraria, vidraçaria, esquadrias metálicas e comércios similares poderão funcionar internamente, com a redução dos quadros de funcionários e somente para entrega de mercadorias, atendimento por telefone, whatsapp ou outro meio de comunicação.

Os postos de combustíveis deverão funcionar de segunda-feira à sábado, das 07h às 20h.

Já os estabelecimentos considerados essenciais, como mercados, farmácias e açougues, deverão funcionar sem aglomerações, tanto na parte interna como externa, mediante a higienização constante do local, com a disponibilização de álcool em gel 70%, ou adequando uma pia com água e sabão para higienização.

O decreto determina ainda a probição de caminhões, bitrem, rodotrem, gaiolas e similares estacionados nas ruas e avenidas da cidade.

O decreto determina ainda o toque de recolher à partir desta terça-feira (24/03) até o dia 05 de abril, das 21h às 05h, para confinamento domiciliar. Caso haja descumprimento, deverá ocorrer a apreensão do veículo ou motocicleta, e a condução da pessoa aos ógãos de segurança pública para responder criminalmente.

Confira o decreto na íntegra:

=========================================

QUERÊNCIA - O prefeito municipal Fernando Görgen decretou nesta sexta-feira (20/03), estado de calamidade pública em todo o território de Querência, como forma de previnir a pandemia do coronavírus no município.

O decreto de nº 2.091/2020 será votado na noite desta sexta-feira, em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores, e será válido pelo prazo que perdurar a pandemia no país.

Na quarta-feira (18/03) o prefeito já havia decretado medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19 (novo coronavírus) no âmbito da administração pública municipal. Dentre outras medidas adotadas, o decreto nº 2.088/2020 determinou a suspensão de aulas nas escolas da rede municipal de ensino, além do cancelamento de eventos com aglomeração de pessoas.

Na quinta-feira (19/03), um novo decreto foi emitido (2.089/2020), com novas medidas a serem adotadas pelo poder público, além de instruções ao setor privado, como a recomendação de suspensão de eventos, fechamento de bares, restaurantes, feiras, suspensão de missas e cultos religiosos, fechamento de academias, boates e danceterias.

Os estabelecimentos que seguirem funcionando receberam a recomendação de redobrar a higienização, além de disponibilizarem, em local visível, álcool em gel 70% aos clientes.

Na manhã desta sexta-feira (20/03), a Comissão Organizadora da 14ª Expoquer também anunciou que, seguindo as orientações inerentes à prevenção de contágio do Covid-19, cancelou a festa que aconteceria de 04 a 07 de junho, no Parque de Exposições.

Os primeiros decretos foram emitidos ante o avanço do coronavírus no país. Já o cancelamento da Expoquer e o Decreto de Estado de Calamidade Pública em Querência foram feitos após a confirmação do primeiro caso da doença em Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, ocorrido na noite desta quinta-feira (19/03). Além do caso confirmado, Mato Grosso tem outros 58 casos suspeitos.

A Secretaria Municipal de Saúde frisa que todas as medidas adotadas visam a prevenção e combate ao avanço do coronavírus. Querência não registrou, até o momento, nenhum caso suspeito da doença.

Veja Também

Internet
  • 10 Fevereiro 2020
  • Por Inácio Roberto

Moradores se queixam de buraco em rua

ÁGUA BOA – Os moradores da Rua 25 em frente a Praça do Bairro Guarujá estão reivindicando que a prefeitura promova uma operação tapa-buraco. Um enorme buraco se formou prejudicando todos os usuários daquela...