0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 13 MAIO 2020

 

cocalinhoCOCALINHO – Hoje é feriado municipal em Cocalinho. O município comemora hoje, 34 anos de emancipação política e administrativa.

A cidade se emancipou de Barra do Garças, quando ainda era chamada de São José dos Cocais, em 1.986. O primeiro prefeito foi Nicanor Freire dos Santos. Atualmente, Dalva Lima Peres administra o município.

Cocalinho pertence a comarca de Água Boa. É importante polo da pecuária e se destaca com roteiro turístico de pesca, contemplação e esportes aquáticos radicais no rio Araguaia. Cocalinho observa o fuso horário de Brasília.

O principal acesso de Cocalinho à malha rodoviária mato-grossense é pela MT-326, ainda não totalmente asfaltada, e que depende de balsa para a travessia do rio das Mortes, no limite com Nova Nazaré. Outro acesso é pela MT-100 ligando com Araguaiana.

Possui mais de 400 mil cabeças de gado, e a soja começa a ser plantada com mais de 11 mil hectares. Duas mineradores de calcário na região do Rio das Mortes são expoentes no ramo das indústrias. A prefeita Dalva disse que o município chega a quase 7 mil habitantes, mas pelo IBGE são 5.700 moradores.

 

==================================== 

 

ATUALIZADA DIA 12 MAIO 2020

 Cocalinho fecha porto e promoverá barreiras sanitárias para evitar o coronavírus

COCALINHO – A prefeitura de Cocalinho promoverá barreiras sanitárias a partir da próxima semana nas entradas da cidade, como forma de prevenção ao coronavírus.

A prefeita Dalva Lima Peres disse que a princípio, as barreiras servirão para aferir a temperatura dos transeuntes, verificar quem está entrando na cidade e orientando quanto as medidas de higienização, uso de máscara e distanciamento social.

Dalva diz que a orientação é para que as pessoas fiquem em casa e só saiam por extrema necessidade. A partir de hoje, o porto de Cocalinho, famoso local de encontro da comunidade, também estará fechado por tempo indeterminado.

A passagem de cardumes de peixes pelo rio Araguaia atraiu muitas pessoas, causando aglomerações. Como os casos de Covid 19 estão aumentando na região Araguaia, tais medidas tornam-se necessárias para proteger a população.

Após reunião do Comitê de Crise da Covid 19, e atendendo a várias reinvidicações da população, as autoridades decidiram tomar essas medidas drásticas. A prefeita Dalva pediu ainda aos comerciantes que colaborem obedecendo às normas dos Decretos Estaduais.

 

================================== 

ATUALIZADA DIA 26 MARÇO 2020

 Caso descartado para coronavírus na cidade

COCALINH0 - O paciente internado no Hospital Regional Paulo Alemão no final de semana, oriundo de Cocalinho, com suspeita de coronavírus, teve o caso descartado para o covid-19.

A confirmação é da prefeita de Cocalinho. Dalva Lima Peres recebeu a notícia agora a pouco e ficou mais tranquilizada.

O paciente já sofria de problemas respiratórios. Porém, em casos assim, foi exigido o exame apenas para descartar o quadro.

O paciente segue internado em observação.

 

================================ 

 

ATUALIZADA DIA 22 MARÇO 2020

 

dalva COCALINHO - A Prefeita de Cocalinho Dalva Lima Peres, concede entrevista via redes sociais.

Dalva falará das medidas preventivas tomadas pelo município ao longo da semana, como prevenção ao coronavírus. Mesmo assim, um paciente apresentou na sexta-feira, quadro respiratório alterado.

Ele foi isolado e transferido para o Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa. A equipe de saúde usou dos meios necessários para evitar exposição ao transportar o paciente. Ele foi enquadrado com suspeita para coronavírus.

Exame foi coletado e enviado ao Lacem de Cuiabá.

Já os turistas que estão em Nova Nazaré e Cocalinho, devem ficar em quarentena, evitando exposição desnecessária.

A entrevista com a prefeita Dalva será apresentada daqui a pouco, no plantão de domingo, às 12hs na Rádio Interativa.

VEJA DECRETOS DA PREFEITURA DE COCALINHO - 

 

========================================== 

PUBLICADO EM 21 MARÇO

boletim saude sabado 1COCALINHO - Pimeiro caso suspeito por coronavírus foi registrado em Cocalinho. O paciente foi transferido para o Hospital Regional Paulo Alemão de Água Boa.

A confirmação é de um Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa. 

Em Água Boa não há casos suspeitos de coronavírus. VEJA BOLETIM EM ANEXO.

Subiu para 1.128 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde neste sábado (21). Até o momento, 18 mortes estão confirmadas, sendo 15 no estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o país. É fato que nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. Nem por isso, a população dessa região deixará de participar do esforço coletivo que passa a ser adotado pelos brasileiros. Assim, a medida é uma estratégia para que todo o Brasil se una contra o vírus.