0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Um homem foi flagrado ateando fogo em um terreno baldio na noite de ontem (16), no Setor Jardim Bela Vista. A ação inconsequente gerou transtornos e por pouco não prejudicou famílias que moram próximo ao local.

As chamas se alastraram rapidamente pela folhagem seca. O clima seco também favoreceu o incêndio.

A brigada de incêndio do município, Polícias Militar e Civil se mobilizaram para conter as chamas, que se direcionavam para uma região de reserva legal, onde também há algumas residências.

Após conter o primeiro foco do incêndio, a brigada avistou o suspeito ateando fogo em outro ponto do terreno e fugindo em seguida, em uma motocicleta.

Por precaução, os moradores foram orientados a deixar as casas até que as chamas fossem controladas. Foi necessário empregar quatro caminhões pipa, além de dois maquinários da prefeitura, para conter o incêndio proposital.

O uso do fogo em terreno urbano é crime ambiental em qualquer época do ano, previsto na Lei federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos. A Lei complementar nº 004/1992 também proíbe as queimadas de vegetação nos terrenos baldios. Mesmo que o dono do terreno não tenha dado início ao fogo, é dele a responsabilidade pelo cuidado do imóvel.

Existe também a Lei Municipal 1.010 de 17 de Outubro de 2016, que prevê multas para quem for flagrado praticando queimadas no perímetro urbano do município de Querência.

Mato Grosso está enfrentando um dos maiores períodos de estiagem. Os focos de calor no estado aumentaram 9% em relação ao ano passado. É o primeiro lugar entre os estados do Brasil no ranking de focos de calor.

Além da fumaça, o tempo quente característico dos meses de julho, agosto e setembro, e a baixa umidade do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias. Sem falar do momento delicado que atravessamos por conta da pandemia provocada por uma doença que ataca justamente o sistema respiratório.

O Disque denúncia para queimadas no município é o (66) 99292-5495 / 99988-8754 / 3529-2775. Já os telefones de plantão para combate a incêndio no município são: (66) 98462-6536 (Regiandro) ou (66) 99988-2378 (Adilson).

Veja Também