Assistência social de Canarana entrega casas a famílias carentes
CANARANA - No mês de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Prefeitura de Canarana, repassou dez casas a famílias carentes do município, sendo oito na comunidade do Culune e duas na cidade de Canarana. As casas fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida e foram repassadas porque as pessoas que as haviam recebido não necessitam morar nelas mais.
A secretária de Assistência Social, Gema Colling, e os assistentes sociais Odailton Resende e Adriana Martins, visitaram as residências fazendo a regularização das unidades habitacionais. Foi feito o termo de desistência com as pessoas que não moravam mais nas casas e também foi elaborado o termo de recebimento com as novas famílias que as receberam. Com esse termo a pessoa passa a ter direito de morar na casa, mas se por algum motivo não necessitar mais dela para esse fim, essa tem que ser devolvida ao município para que seja repassada a outra família com necessidade de moradia.
As duas famílias que receberam as casas em Canarana foram selecionadas pelo Conselho Municipal de Habitação, através da lista de casos de urgência, que conta com cerca de 20 famílias em espera. Já no Culuene, como lá não possui lista de espera, inclusive possui casas sobrando, a maioria das pessoas que ganharam o termo de recebimento já moravam nas residências.
De acordo com a assistente social Adriana, esse trabalho de regularização de casas no município terá continuação. “Estamos mandando ofícios para as pessoas que estão com as casas fechadas. Algumas até vieram se explicar, outras pediram um prazo para poder voltar para as casas, mas uma parte até já voltou. Então estamos fiscalizando, fazendo visitas e checando se as pessoas que receberam precisam morar na casa”, explica.
Por Danymeire Carvalho - Assessoria