Featured

18 CHINA_TIBET 2015 - Diário de Viagem – A Grande Muralha da China

Para visitar a Grande Muralha, pagamos por pessoa R$ 150,00 pelo transporte, ticket de entrada, café da manhã e almoço. Não está incluído o ticket de subida com teleférico, pois alguns aventureiros se arriscam a subir até a Muralha por meio de uma trilha, não sabemos, mas não acredito que vamos arriscar até por causa do tempo que temos para ficar por lá, cerca 3 horas, com mais 4 horas de transporte de ida/volta. Escolhemos a primeira entre as três opções de visita ofertadas pelo hostal, é claro, a mais cara das três, mas indicada pelo Lonely Planet e também pelo pessoal do hostal como a melhor opção.

6:30 estamos no café. Torradas, ovo mexido, café ou suco, manteiga e geleia... Café com gosto de casa. 7:20 horas da A grande muralha da Chinamanhã, conforme contratado o ônibus passa. Ele vai completamente cheio, umas 39 pessoas, entre alguns chineses e outras pessoas de vários lugares do mundo. No almoço sentamos com dois casais da Irlanda, um deles sabia falar chinês e ajudou bastante na comunicação com a garçonete do restaurante.

Com mais R$ 50,00 para o teleférico e estamos em cima da "Grande Muralha da China". Uauuuu! Impressionante onde esses caras construíram isso! É simplesmente uma obra fantástica até para os nossos tempos, imagina em 1.400 quando, aproximadamente, começou a ser construída? Ela fica bem no cume das montanhas. Saímos andando sobre a muralha, bem devagar, menos pelo cansaço e mais por causa A grande muralha da Chinada vontade de bater fotos, pois cada passo descobríamos outro ponto perfeito para uma bela foto.

Paramos num determinada ponto e o Pedrinho comprou uma bandeirinha e a Senhora, já de idade, nos emprestou bonés e mais bandeirinhas da China para algumas fotos. Ela também tirou nossas fotos, menos do Alexandre que já deve ter chegado na Mongólia, pois saiu na frente e comoA grande muralha da China esse é o chão dele - trilha, combinamos e ele se mandou. Prometemos que na volta compraríamos mais alguma coisa dela, mais precisamente um mapinha da muralha, feito em coro. Gostei dela e da boa vontade que demonstrou.

Continuamos caminhando e fotos e mais fotos, alguns vídeos para mandar pelo Wattsapp para a família e lentamente chegamos até um ponto onde dizia que os turistas não deveriam seguir, mas o guia já tinha falado que poderíamos seguir em frente. Seguimos até chegar a um outro ponto, bem mais alto, muito suados e já meio sem energia, o Pedrinho de chinelo, não quis seguir porque só haviam pedras já deslocadas e mata entre as pedras. Eu e o Eduardo seguimos mais um pouco e encontramos um casal de Brasileiros voltando. Eram de São Paulo. Estavam adorando e tinham ido bem mais longe na trilha.

A grande muralha da ChinaEncontramos o Alexandre voltando com belas fotos do outro lado do pico que estávamos vendo. Disse que a muralha continuava até perder de vista sempre aproveitando o topo das montanhas. Batemos algumas fotos e decidimos todos voltar. Na volta reagrupamos o Pedrinho e de foto em foto, fomos nos aproximando do ponto onde fica o teleférico. Que bom, porque descer pela trilha, penso mais uns 2 km, mesmo de descida não seria nada agradável, pela situação de cansaço, caras vermelhas e cansadas.

Chegamos no local do almoço às 13:27, 7 minutos de atraso e vamos logo para o almoço. A comida chinesa quando desprovida de pimenta é muito gostosa, que pena que eles colocam pimenta que arde a boça, os lábios, o nariz... Fala sério! Porque esse exagero? Mas esse almoço, feito para nós só tem sal e alguns temperos e comemos mais do que o necessário de tão boa. 1 cerveja para cada um para comemorar esse dia histórico nas nossas vidas. Valeu cada passo que damos, tipo um sentimento de êxtase toma conta, não só por causa das pedras, mas pelas paisagens e pela história dessa muralha, que pode ser visto até da lua, como já li.

Alexandre já voltando da trilha 

Agora vamos encarar 2 horas de ônibus e estaremos em casa. Ops! No hostal. Mas o cansaço me faz pensar que aquela cama no momento cai muito bem. Eu que peguei um leve resfriado, estou me sentindo mais cansado do que o habitual. Acho que só um banho e cama é o que me espera no momento.

 A Grande Muralha

Elton Iappe

17/04/2015

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.