ATUALIZADA DIA 22 MAIO 2020
BRASÍLIA - A convite do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o senador Carlos Fávaro (PSD) participou de almoço de trabalho para debater as obras prioritárias para Mato Grosso nesta quinta-feira (21). “Temos excelentes novidades para impulsionar a logística de Mato Grosso e a principal, foi a aprovação, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), da prorrogação do contrato da Malha Paulista com a Rumo. Isso vai dobrar a capacidade de investimentos em cinco anos. Estamos falando em R$ 6 bilhões de investimentos. O contrato será assinado na semana que vem. Trata-se de momento histórico”, declarou o ministro ao parlamentar mato-grossense. De acordo com Freitas, os investimentos na Malha Paulista atenderão em cheio a produção, ligando Mato Grosso ao Porto de Santos, promovendo, sem dúvidas, reflexos também no frete.
Ele ainda aproveitou o encontro com o senador Carlos Fávaro para anunciar uma das obras mais esperadas em Mato Grosso, especialmente para as regiões Médio-Norte e Vale do Araguaia, que é a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). “Provavelmente vamos ter um contrato assinado já no segundo semestre desse ano, para que em 2.021, tenhamos início obras da Fico a partir de Água Boa”, informou o ministro. Ainda sobre os investimentos na malha ferroviária, Freitas afirmou que a licitação da Ferrogrão será encaminhada para o TCU em julho.
Fávaro também tratou, durante a reunião, dos investimentos nas rodovias federais que cortam o estado. A licitação da BR 163 no trecho que vai de Sinop a Miritituba (PA) deve ser feita até o fim deste ano. O avanço das obras na via também foi ressaltado na live semanal do presidente. “Sobre a retomada das obras na BR 174 é algo que a gente vai negociar com o governador (Mauro Mendes) que tem sido um parceiro nosso”, detalhou o titular do Ministério da Infraestrutura. A rodovia liga Rondônia a Mato Grosso.
Entre os principais temas debatidos estão as BRs 242, 080 e 158 que, segundo Freitas, estão em processo de estruturação da concessão. Nestes pontos, Fávaro destacou a importância do licenciamento ambiental que está sendo estruturado pelo governo federal. “O Brasil tem pressa. Mato Grosso tem pressa. Sabemos a importância das obras de infraestrutura para o desenvolvimento do estado e, por isso, estou sempre buscando o melhor para a nossa gente”, finalizou o parlamentar mato-grossense. (Ascom)
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Fevereiro 2020
BRASÍLIA - Nossa reportagem tenta desde o começo do ano informações a respeito do projeto da Ferrovia de Integração do Centro Oeste, FICO, prometida ano passado pelo governo federal como concessão à Vale. Fizemos contato com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres, para saber como anda o projeto da FICO. VEJA RESPOSTA da ANTT:
O projeto da Ferrovia de Integração Centro Oeste – FICO, anunciada em 2019 pelo Governo, refere-se a possibilidade de incluir como obrigação da VALE, no processo de prorrogação do contrato da Estrada de Ferro Vitória à Minas, a construção do trecho da FICO entre Campinorte/GO e Água Boa/MT, conforme consta da Audiência Pública nº 008/2018, que pode ser consultada no link: http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/53968.html#lista
As questões suscitadas pelo interessado, como a existência de projeto e licenciamento ambiental, relativas ao referido trecho, devem ser consultadas junto à VALEC, empresa pública federal responsável pela elaboração desse projeto e o seu licenciamento. Quanto ao início das obras, esses prazos dependem do desfecho do processo de prorrogação do contrato da VALE, relativo a EFVM. O processo está atualmente sendo analisado no Tribunal de Contas da União - TCU.
Como foi dito, o trecho a ser incluído como obrigação de fazer da VALE, no processo de prorrogação é de Campinorte/GO até Água Boa/MT.
Carol Paz - Coordenação de Imprensa – COIMP - Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Diretor - Agência Nacional de Transportes Terrestres
Nossa reportagem aguarda retorno da VALE e da VALEC.
Justiça define em favor da FICO e demais ferrovias
BRASÍLIA - O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) negou nesta 5ª feira (20.fev.2020) pedido para suspender os efeitos da Lei 13.448/2017 (656 KB), que impõe regras para a prorrogação antecipada de contratos de concessão de ferrovias. A lei também elenca diretrizes para o setor rodoviário e aeroportuário da administração pública federal. Segundo a norma chancelada pelos ministros, em troca da prorrogação, as empresas devem realizar investimentos para ampliar a malha e o volume de carga ferroviária transportada.
O caso avaliado pela Corte interessa ao governo porque, conforme defendeu o ministro da AGU (Advocacia Geral da União), André Mendonça, estão em jogo mais de R$ 30 bilhões de potenciais investimentos nas concessionárias de ferrovias que já pediram a renovação antecipada dos seus contratos. Mendonça disse que a legislação ampara o programa de renovações antecipadas de concessões ferroviárias. Segundo ele, os critérios para a prorrogação são técnicos.
A ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge foi à Corte para derrubar a lei porque, segundo ela, há dispositivos na norma que contrariam os princípios constitucionais da eficiência, da impessoalidade, da moralidade e da razoabilidade, além de violar a regra da licitação. Hoje, no entanto, o atual chefe do MPF (Ministério Público Federal), Augusto Aras, mudou o entendimento do órgão destacando “fatos novos” e pediu que a solicitação de liminar contra a regra feita por sua antecessora fosse negada.
A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, votou pela concessão da renovação, já que, segundo ela, a prorrogação antecipada de concessões públicas já está regulada por outras leis, e que não há conflito com a Constituição –desde que não haja mudança ou criação de 1 novo contrato. Ela explicou que isso só poderia ser feito por meio de nova licitação.
“A administração pública, neste caso, faz a prorrogação, determina uma reconfiguração necessária de malhas a este contratado, e que ele faça 1 investimento diretamente na malha de interesse da administração. Esse investimento não significa que possa daí surgir 1 novo contrato ou prorrogação deste, isso não pode, mas isso não está sequer aventado porque aí seria realmente fraude à licitação”, observou Cármen em seu voto.
“O que se fixou nessa norma é a possibilidade de uma reconfiguração de malhas para o atendimento às necessidades de serviço, que foi o que gerou em grande parte essa antecipação da prorrogação”, frisou a ex-presidente do Supremo.
A magistrada foi acompanhada pela maioria dos ministros: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Só não participaram da sessão os ministros Luiz Fux e Celso de Mello, que está de licença médica depois de ter realizado procedimento cirúrgico no quadril. (Fonte: Poder 360 - Nathan Victor)
Ministro Comenta
O Ministro dos Transportes, Tarcisio Gomes Filho, comentou em uma rede social, mais essa vitória do governo federal. Ele diz que a notícia é muito boa e válida para a prorrogação de concessões ferroviárias.
“Isso ajudará a passar uma mensagem de urgência em favor do desenvolvimento da infraestrutura do Brasil. A segurança jurídica no país está sendo aprimorada para injetar R$ 30 bilhões no setor ferroviário, com grande aporte de recursos nos primeiros 5 anos”, comentou ele.
ÁGUA BOA – Desde o dia 14 de maio a Câmara de Vereadores de Água Boa segue a Portaria nº 023/2020 que suspendeu a concessão de diárias para servidores e vereadores da Câmara.
A medida considera a pandemia do Coronavírus. Em março e abril, mesmo com medidas de contenção em repartições públicas em Cuiabá, a Câmara gastou mais de R$ 22 mil com diárias.
A Rádio Interativa enviou ofício à Câmara, solicitando quais benefícios que o faturamento de diárias feito na época da pandemia do coronavírus trouxe para o município. Não recebemos resposta da Câmara.
Veja aqui a notícia sobre o faturamento de diárias: https://noticiasinterativa.com.br/politica/14996-em-tempos-de-pandemia-de-coronavirus-o-faturamento-com-diarias
ATUALIZADA DIA 21 MAIO 2020
ÁGUA BOA – Participa hoje do Repórter Interativo, o deputado estadual Dr. Eugênio.
Ele vai se manifestar sobre a vinda de leitos de UTI para combater a epidemia de coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador do Estado.
Desde que assumiu a cadeira de deputado, em 2.019, Dr. Eugênio tem apresentado diversas reivindicações em prol da saúde do Araguaia.
Os leitos de UTI para enfrentar o coronavírus também serão instalados em Confresa e Barra do Garças.
A entrevista com o deputado Dr. Eugênio será apresentada daqui a pouco, às 12hs 20min. no REPÓRTER INTERATIVO. NÃO PERCA.
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Publicado dia 20
ÁGUA BOA – O governador Mauro Mendes anunciou ontem a criação de 10 leitos de UTIs para o Hospital Regional Paulo Alemão.
O anúncio foi feito no Palácio Paiaguás. Mauro Mendes disse que as instalações da UTI serão em parceria entre o governo do Estado, Consórcio Regional que administra o Hospital REgional e a prefeitura de Água Boa.
Os detalhes desse projeto serão discutidos hoje à tarde com o secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo. O próximo passo é agilizar a estrutura toda para a futura instalação da UTI.
ÁGUA BOA – Em plena época de coronavírus, quando por semanas, as repartições públicas em Cuiabá estavam fechadas ou com atendimento restrito, um grupo de vereadores de Água Boa peregrinou na capital do Estado.
Nesse período reuniões e aglomerações eram proibidas. Nem a Assembleia Legislativa fez sessões com os deputados presentes, mas apenas pela internet. Seis vereadores de Água Boa faturaram um total de R$ 22.400,00 em diárias.
Leonardo Leite Ribeiro, Renato Beraldo da Silva, Luis Cesar de Lara Pinto Filho, Sandro Lúcio Aleixo e José Ari Zandoná fizeram viagens a Cuiabá. Fernando de Melo Quintanilha viajou à Brasília.
Além das diárias, os edis recebem salário e alguns, ainda recebem verba indenizatória.
A Rádio Interativa enviou ofício à Câmara de Vereadores solicitando quais benefícios essas viagens dos vereadores trouxeram para o município.
Confira os gastos:
Sandro Lúcio Aleixo
Água Boa a Cuiabá 2.200,00 R$ 03-03-2020 / 06-03-2020
Água boa a Cuiabá 2.200,00 R$ 22-04-2020 / 25-04-2020
Luis César de Lara Pinto Filho
Água Boa a Cuiabá 1.100,00 R$ 11-03-2020 / 14-03-2020
Água Boa a Cuiabá 1.100,00 R$ 18-03-2020 / 20-03-2020
Fernando de Melo Quintanilha
Água Boa a Brasília 2.400,00 R$ 09-03-2020 / 13-03-2020
Água Boa a Brasília 2.400,00 R$ 15-04-2020 / 18-04-2020
Renato Beraldo da Silva
Água Boa a Cuiabá 2.200,00 R$ 03-03-2020 / 06-03-2020
Água Boa a Cuiabá 2.200,00 R$ 31-03-2020 / 04-04-2020
Leonardo Leite Ribeiro
Água Boa a Cuiabá 2.200,00 R$ 01-04-2020 / 04-04-2020
José Ari Zandoná
Água Boa a Cuiabá 2.200,00 R$ 10-03-2020 / 13-03-2020
Água Boa a Cuiabá 2.200,00 R$ 23-04-2020 / 25-04-2020
Veja aqui as diárias de 2.019 - https://noticiasinterativa.com.br/politica/12699-camara-de-ab-gasta-r-154-mil-com-verba-indenizatoria-04-vereadores-nao-fizeram-uso
https://noticiasinterativa.com.br/politica/14349-em-2019-mais-de-r-1-7-mi-foram-gastos-em-salarios-e-diarias-apenas-com-13-integrantes-do-primeiro-escalao-de-servidores-da-prefeitura-de-agua-boa
QUERÊNCIA – Na última sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores, o vereador Neiriberto fez a indicação de n°64 de 2020. Indicação que pede ao executivo o pagamento de abono salarial aos servidores da saúde. Entre os servidores estão; médicos, enfermeiros, recepcionista, motorista, agentes de saúde, vigilantes, sanitário e todos que estiverem a frente do combate ao covid-19.
Porém, o executivo alega que não irá atender a indicação, por questões financeiras.
Em entrevista, Neiriberto explica o por que da indicação e a sua importância; “Acredito que é uma forma de nós estarmos tanto legislativo quando executivo, estar dando as pessoas que se expõem por nós, expõe sua vida no dia a dia, no tratamento de pessoas infectadas, até por que, nós temos visto que inúmeros profissionais da saúde pelo país a fora, tem tido a sua vida ceifada. Acredito que seria de bom alvitre, que essas pessoas que estão diretamente ligadas a esse tratamento, tanto médicos quanto recepcionistas, as pessoas que trabalham e se expõe, tenha um pequeno abono.
Em entrevista, o prefeito Fernando Gorgen explica o porque de não fazer o pagamento do abono salarial; “Dizer que eles merecem ou não merecem, eles merecem muito, talvez muito mais do que um abono salarial, principalmente pelo o que eles estão enfrentando. Uma situação ímpar, a típica, e estão realmente sendo companheiros. Agora, eu tenho que ter responsabilidade acima de tudo, para eu prometer um aumento salarial eu tenho que saber de onde é que vem o recurso. Com a queda da arrecadação do jeito que está tendo, sem receita, e eu prometer aumento salarial, eu seria muito irresponsável.
Eu não posso chegar no servidor, mentir pra ele e dizer que eu tenho dinheiro pra pagar o aumento salarial ou abono salarial. Eu não tenho recurso, está sujeito à nós, cortar 30% do salário de todos os servidores por não ter dinheiro pra pagar folha. E do outro lado, vem uma indicação da câmara, que é uma indicação apenas, deixando bem claro que indicação não é lei. E não vou poder nem mandar o projeto de lei pra câmara, pedindo esse abono por que não tenho dotação orçamentária, não tenho como pagar o impacto que vai gerar isso.”