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Agenda de Água Boa
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Encerrou nesta sexta-feira (27) a etapa final da 16ª edição do Fetran MT

Michele Soares Educação 28 de setembro de 2019 Atualização mais recente: 28 de setembro de 2019 Acessos: 1166

Espetáculo Infantil PiratariaCUIABÁ – Terminou ontem a etapa final da 16ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), na capital do estado. As apresentações aconteceram de 23 a 27 de setembro, no Cine Teatro Cuiabá.

No total, vinte e dois espetáculos das cidades de Araputanga, Campo Verde, Campos de Júlio, Jaciara, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sorriso e Várzea Grande participaram da etapa final.

Esses espetáculos se classificaram nas etapas Aricá Mirim (Campo Verde), Araguaia (Primavera do Leste), Xingu (Querência), Guaporé (Campos de Júlio), Teles Pires (Sorriso) e etapa Cuiabá (Várzea Grande).

Querência foi representada pelo Projeto Cultural Fonte do Aprendiz. O espetáculo infanto-juvenil Os Silva 2.0 se apresentou na tarde de terça-feira (24). O abraço que eu não te dei, espetáculo juvenil, subiu ao palco na noite de quarta-feira (25). Já o espetáculo da categoria infantil, Pirataria, se apresentou na tarde de quinta-feira (26).

Quando não estavam encenando, os alunos participavam de oficinas de teatro, que fizeram parte da programação do Fetran 2019.

A peça infanto-juvenil Os Silva 2.0 recebeu o 3º lugar de espetáculo destaque, e teve o aluno Guilherme Falabreti premiado como ator revelação. O abraço que eu não te dei foi premiado no quesito maquiagem destaque.

Os espetáculos campeões da 16ª Edição do Fetran foram:

Categoria infantil – As cores do trânsito no mundo de Aninha (Várzea Grande);

Categoria infanto-juvenil – Florescer (Primavera do Leste);

Categoria juvenil – O homem que não dava seta (Primavera do Leste).

Os espetáculos campeões, além de troféus e medalhas, ganharam o direito de fazer uma viagem à Brasília, que acontece de 11 a 15 de novembro, onde terão a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos e culturais da capital federal.

O agente da PRF André Luiz Ferreira foi coordenador do Projeto Fetran por vários anos, e ressalta que o teatro é uma ferramenta crucial para abordar a educação e a segurança no trânsito.

“O Fetran cumpre seu papel quando ele realmente tem a missão de salvar vidas. A grande sacada do projeto é ter crianças falando para crianças, adolescentes falando para adolescentes em cima do palco. A comunicação se torna mais fácil. Hoje temos um cenário dramático, são mais de 40 mil mortes no trânsito. E a gente vai conseguir uma reversão com esse tipo de atitude, porque a criança e o adolescente são exímios agentes transformadores”, afirmou André Luiz.

A cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, um balanço feito separadamente dos últimos 10 anos, de 2009 a 2018, aponta que os acidentes de trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de feridos. Isso levou ao custo de quase R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje o projeto é coordenado pelo agente PRF Ney Pedroso. O Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em 2004, e é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras municipais. A intenção do projeto é difundir a educação e a conscientização de jovens estudantes a respeito do trânsito, usando o teatro como ferramenta.

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Alunos visitam quartel da Polícia Militar e recebem palestra sobre trânsito

Michele Soares Educação 23 de setembro de 2019 Atualização mais recente: 23 de setembro de 2019 Acessos: 1560

QUERÊNCIA – Na manhã desta segunda-feira (23/09) uma turma de alunos da CEMEB Mundo Encantado visitou o quartel da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar de Querência, onde conheceram as instalações do quartel e um pouco do trabalho interno da PM.

As crianças ainda puderam ter a experiência de entrar na viatura policial, acompanhados do Cabo PM Eduardo. Na oportunidade algumas crianças disseram que estavam realizando um sonho, de conhecer mais de perto a Polícia.

Dentro da Semana Nacional do Trânsito 2019, o Cabo Eduardo palestrou de forma lúdica para as crianças sobre a importância do trânsito seguro.

A Semana Nacional do Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a promoverem ações que mobilizem a sociedade. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a campanha deste ano é "No Trânsito, o Sentido é a Vida".

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Vereadores recebem alunos e explicam os trabalhos do Poder Legislativo

Michele Soares Educação 29 de agosto de 2019 Atualização mais recente: 29 de agosto de 2019 Acessos: 1261

QUERÊNCIA – Na tarde desta quinta-feira (29/08), alunos do 2º e 3º ano da Escola Estadual 19 de Dezembro visitaram a Câmara Municipal de Vereadores, onde foram recebidos pelo vice-presidente, vereador Celso da Retífica, e pelo 1º secretário, vereador Vavá.

Na oportunidade, os alunos conheceram as instalações da Casa de Leis, e ainda conversaram com os vereadores, que explicaram como são realizados os trabalhos do Poder Legislativo.

Os vereadores, assim como senadores e deputados, são os responsáveis pela criação de leis e pela fiscalização do Poder Executivo.

Os alunos ainda receberam uma cartilha, que explica detalhadamente sobre a função da Câmara Municipal e dos vereadores. Diversos questionamentos foram feitos pelos alunos, e algumas demandas sobre a estrutura física da escola foram apresentadas, na oportunidade.

As professoras Tatiane, Eliane e Nathália acompanharam as turmas, e explicaram que a visita faz parte de um projeto de aulas de história, que visa explicar como funcionam os três poderes.

A estrutura política do Brasil é dividida em três níveis de poder: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, cada um com distintas funções, mas que se complementam para a construção do país democrático. Esses poderes atuam de maneira independente e harmônica entre as diferentes esferas de poder – federal, estadual e municipal.

Uma volta ao passado – Constituição de 1824

No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Em seu decreto oficial sobre o assunto, o imperador estranhamente alegava que os constituintes não defendiam a autonomia e a integridade da nação.

Após tal ato, D. Pedro I formou um Conselho de Estado composto por dez membros e presidido por sua própria figura. Esse pequeno grupo de apoiadores do rei foi responsável por discutir e elaborar a primeira Constituição do Brasil, outorgada no dia 25 de março de 1824. Sem qualquer tipo de participação política mais ampla ou a observância de outro poder, o país ganhou uma carta constitucional claramente subordinada aos interesses do rei.

Visando oferecer uma aparência liberal, a Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Entretanto, a mesma lei que oficializava essas esferas de poder autônomo, também instituiu a criação do chamado Poder Moderador. Exercido unicamente pela figura do imperador, esse poder tinha a capacidade de desfazer e anular as decisões tomadas pelos outros poderes. Desse modo, nosso governo combinava ambíguos traços de liberalismo e absolutismo.

O sistema eleitoral era organizado por meio de eleições indiretas, onde os eleitores de paróquia votavam nos chamados eleitores de província. Esses, por sua vez, votavam na escolha dos deputados e senadores. Para exercer tais direitos, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 25 anos de idade. Além disso, deveria comprovar uma renda mínima de 200 mil-réis anuais para poder votar. Desse modo, percebemos que o sistema eleitoral do império excluía grande parte da população.

Tomada por suas desigualdades, a Constituição de 1824 estava longe de cumprir qualquer ideal de isonomia entre a população brasileira. O imperador tinha amplos poderes em suas mãos e poderia exercê-lo segundo suas próprias demandas. Não por acaso, vemos que essa época foi tomada por intensas discussões políticas e revoltas que iam contra essa estrutura de poder fortemente centralizada. De fato, essa constituição só perdeu a sua vigência ao fim do período imperial. (Por Rainer Sousa, Mestre em História – Fonte: Brasil Escola)

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Inglês em sala de aula

Inácio Roberto Educação 29 de agosto de 2019 Atualização mais recente: 29 de agosto de 2019 Acessos: 1663

ceretti 1 netNOVA NAZARÉ - O Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho e o Secretário da Educação Elson Hideioshi Kamiguchi, implantaram o projeto Aprender Inglês, idealizado por Roberta Marques, pedagoga e secretária administrativa dessa escola municipal.

Objetiva o ensino do idioma Inglês a alunos de 1ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental, através de um sistema inovador de vídeo aulas, planejado e realizado com exclusividade para o ensino de alunos daquelas séries. que são mediadas em sala de aulas pelos professores responsáveis.

A escola está muito bem equipada: todas as salas de aulas contam com televisores de 40 polegadas, o que propicia a realização do programa. As aulas são mediadas em classe por professores que não necessitam necessariamente ser especialistas no idioma. ceretti 2 net

A iniciativa louvável do prefeito e do secretário de educação está beneficiando de forma pioneira os alunos daquelas séries, através  de um sistema que objetiva ensinar primeiramente a falar e a entender, para, em etapas subsequentes, ensinar a ler e a escrever no idioma Inglês, em um processo chamado Natural Acquisition, que é similar ao processo natural de aprendizado pelas crianças do idioma nativo português.

Já estão sendo realizadas aulas do terceiro bimestre deste ano letivo, e os resultados têm se mostrado muito além das expectativas, o que é demostrado pelo desempenho e entusiasmo de professores e alunos em realizá-lo.

O desenvolvimento do programa e a realização das vídeo aulas, bem como a responsabilidade pedagógica está a cargo do pedagogo especializado e credenciado, Marcio Ceretti, fazendo parte dessa equipe, realizando o planejamento, gravação, edição e sonorização das aulas: Margarida Nunes Barreto e Flávia Cristina Paz.

A iniciativa louvável proporcionará um futuro diferenciado às crianças de Nova Nazaré. Parabéns aos professores e alunos pelo envolvimento e desempenho demonstrados. (Ascom)

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Estudantes visitam agropecuária que planta soja

Inácio Roberto Educação 27 de agosto de 2019 Atualização mais recente: 27 de agosto de 2019 Acessos: 1646

soja cocal 9 COCALINHO – Alunos do 2º ano do ensino médio e professores da Escola Estadual Getúlio Vargas de Cocalinho participaram no dia 22 de agosto, de importantes palestras na L&L Agropecuária.

Foi palestrante a professora graduada em geografia e pós graduada em gestão ambiental, Valdileia Garcia, o engenheiro agrônomo Juliard Pfost e um dos proprietários da L&L, Geraldo Loeff. Eles falaram sobre a produção de soja no município de Cocalinho.

Em seguida, eles visitaram também o campo produtivo de soja.

 

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