0
0
0
s2sdefault

ATULIZADA DIA 09 DEZ 2019

 

lucioÁGUA BOA – Os sojicultores concluíram na última quinta-feira, 5/12, o plantio de 213 mil hectares na região de abrangência de Água Boa, que inclui o distrito de São José do Couto (Campinápolis) e Nova Nazaré.

A informação é do engenheiro agrônomo Lucio Adalberto Motta Filho ligado à Associação dos Agrônomos. Foram semeados 181.700 hectares em Água Boa, 16.800ha em Nova Nazaré, mais 15.400 hectares na região do Couto Magalhães, município de Campinápolis.

As condições de desenvolvimento das lavouras são excelentes. Lúcio Motta afirmou que as pragas estão sendo devidamente controladas por meio de aplicações de defensivos de moro preventivo e regular.

Já a cultura de arroz está em fase de plantio, com 30 por cento da área já plantada. São estimados apenas 2.360 hectares com arroz em Água Boa e outros 620ha em Nova Nazaré.

 

===================================== 

 

ATUALIZADA DIA 29 NOV 2019

 

agronomosÁGUA BOA – A semeadura das lavouras com soja já atingiu 97% das áreas previstas no município e adjacências. A informação é da Associação dos Engenheiros Agrônomos que congrega mais de 100 profissionais.

O plantio deve prosseguir até os primeiros dias de dezembro. O agrônomo Miguel Ângelo de Moraes esclarece que as chuvas foram irregulares, mas nesse momento normalizou e a umidade do solo é suficiente para a germinação e desenvolvimento das culturas.

Na região de influência de Água Boa, a perspectiva é de que serão plantados 213 mil hectares com soja, sendo 181.700 hectares em Água Boa, 16.800ha em Nova Nazaré, mais 15.400 hectares na região do Couto Magalhães, município de Campinápolis.

Essas regiões próximas dependem da estrutura de armazéns e comércio de Água Boa. Já foram plantados 206 mil hectares, restando ainda pouco mais de 7 mil hectares para semear.

Já o plantio de arroz também começou. O arroz deve ocupar 2.360 hectares em Água Boa. Em Nova Nazaré, serão 620 hectares com arroz.

 

====================================== 

 

ATUALIZADA DIA 20 NOV 2019

 

ÁGUA BOA - A área plantada com soja até o momento está em torno de 80% da estimativa no município de Água Boa. A informação é de Pedro Loureiro da Associação dos Engenheiros Agrônomos do município.pedro

De um total de 188 mil hectares, a estimativa é de que 150 mil hectares já foram semeados. O agrônomo destaca que em função das fortes chuvas pós plantio ou da falta delas, houve necessidade de replantio em cerca de 2% das áreas (3 mil hectares).

A janela ideal de plantio vai até fim de dezembro, para efeito de seguro agrícola (Proagro), porém, a maioria dos produtores deve fechar a semeadura ainda em novembro. Isso dará certeza de maior produtividade nas lavouras seguido o calendário agrícola e zoneamento agroclimático.

Até agora, não houve ataque significativo de pragas na soja, principalmente pelo motivo de que os produtores já estão acostumados a promoverem aplicações preventivas.

Arroz – A Associação dos Engenheiros Agrônomos segue trabalhando com a expectativa de que serão semeados com arroz cerca de 2.360 hectares em Água Boa, mais 620 hectares em Nova Nazaré,

O início da semeadura de arroz ocorre a partir do dia 20 de novembro, com a janela ideal indicada para o final de dezembro.

 

===================================== 

ATUALIZADA DIA 06 NOV 2019

 

Cláudio PrettoÁGUA BOA – Cerca de 45% das lavouras já foram semeadas com soja no presente ciclo. A informação é do assessor de imprensa da Associação dos Engenheiros Agrônomos.

Claudio Sérgio Pretto disse que a estimativa é de que sejam plantados 181 mil hectares com soja, sendo que 81 mil hectares já foram semeados. Alguns produtores tiveram que promover replantio de áreas.

Segundo Claudio Pretto, o replantio ocorreu em cerca de 1% da área (1.800ha) por causa da chuva pesada logo após a primeira semeadura. Ele lembra também que as chuvas ainda são irregulares.

Alguns pontos do município receberam boas chuvas, enquanto que em outras lavouras, as condições hídricas do solo ainda não eram totalmente favoráveis ao desenvolvimento da soja nos últimos dias.

Serão plantados cerca de 16.800 ha em Nova Nazaré mais 15.400 hectares na região do Couto Magalhães, município de Campinápolis. Essas regiões próximas dependem da estrutura de armazéns e comércio de Água Boa.

 

===================================== 

 

ATUALIZADA DIA 27 OUT 2019

 

AGUA BOA – Até a sexta-feira, cerca de 25% das lavouras tinham sido semeadas com soja no município de Água Boa.

A informação é da Associação de Engenheiros Agrônomos do município. Significa que dos 181 mil hectares estimados, cerca de 45 mil já foram plantados. O clima está irregular, com chuvas em alguns locais e outros com menos chuvas.

Essa circunstância não está dando muita firmeza para que os produtores prossigam com o plantio da soja. A expectativa é de que as condições hídricas de solo se estabeleçam ao longo dos próximos dias.

 

======================================== 

 

ATUALIZADA DIA 13 OUTU 2019

 

ÁGUA BOA – A Associação dos Engenheiros Agrônomos informou levantamento efetuado mostrando que serão plantados 213.900 hectares com soja na área de cobertura de Água Boa.

Só em Água Boa, serão 181.700 hectares com soja, 16.800 ha em Nova Nazaré, mais 15.400 hectares na região do Couto Magalhães, município de Campinápolis. Essas regiões próximas dependem da estrutura de armazéns e comércio de Água Boa.

André Camargo, presidente da Associação dos Agrônomos, lembra que para essa safra, a estimativa é de aumento de 5% na área ocupada com soja no município de Água Boa.

Nas áreas adjacentes do Couto e Nova Nazaré, o plantio de soja é feito por produtores de Água Boa, que dependem da logística local para produção, transporte, armazenagem e comercialização.

O arroz deve ocupar 2.368 hectares em Água Boa, mais 1.100 hectares de milho primeira safra. Em Nova Nazaré, serão 620 hectares com arroz. O plantio de soja começou no município de Água Boa, tendo sido já semeados cerca de 2 mil hectares.

 

==================================== 

Publicada em 07 agosto 2019

 

Plantio net

ÁGUA BOA – As primeiras estimativas para a próxima área a ser ocupada com soja indicam crescimento de 5%. O levantamento é da Associação dos Engenheiros Agrônomos. 

Os produtores rurais do município devem plantar cerca de 200 mil hectares com soja na safra 2.019/2.020. Esses números devem ser consolidados nos próximos meses à medida em que a Associação dos Agrônomos continuar os levantamentos de intenção de plantio.

A informação é do agrônomo Reberti Rezende. O município de Água Boa verificou nas duas últimas décadas, um considerado aumento na área plantada com a soja.

Segundo informações da Secretaria de Agricultura da Prefeitura da época, na safra 2001/2002, foram 18 mil hectares plantados com soja, outros 18 mil hectares com arroz e 4 mil com milho, totalizando 40 mil hectares.

Na safra 2002/2003, a área cultivada subiu para 57 mil hectares. Em 2.007, foram quase 30 mil hectares com soja, contra 45 mil da safra de 2.005. Em 2.009, eram 38.373 hectares com soja.

Na próxima safra, serão 200 mil hectares. O crescimento na área com soja em duas décadas foi superior aos mil por cento.