0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – A balsa que interliga o município de Querência a Espigão do Leste, distrito de São Félix do Araguaia, já está operando desde o início deste mês de julho.

A balsa pertence à empresa Transportes Fluviais Salazar, que já atua há cerca de 40 anos na região. A ativação do serviço estava previsto para o final do ano passado, mas por motivos de força maior, acabou atrasando.

A balsa interliga agora as rodovias estaduais 109 e 110, separadas pelo Rio Suiá. Com a instalação desse serviço de transporte fluvial, o escoamento da safra será favorecido, uma vez que se reduz o trajeto e, consequentemente, os custos com o transporte. Os municípios, ora interligados, são dois dos mais importantes para a economia da região Norte Araguaia.

A ligação entre as duas localidades acontece por estradas vicinais paralelas a BR-158, região de fazendas e grande produção agrícola.

A balsa, que tem capacidade para transportar até 200 toneladas, atracará nas dependências da Fazenda Santa Cruz (Agroplan).

Agora, os motoristas que carregarem grãos no município poderão fazer a travessia do Rio Suiá via balsa e seguir em direção aos baianos, como é mais conhecido povoado de Espigão do Leste, distrito de São Félix do Araguaia, e de lá para Colinas, no Tocantins, onde há recepção da soja no terminal ferroviário Norte-Sul.

=======================================================

Balsa passará a operar no Rio Suiá em breve (Publicado em 11 Outubro 2019)

Foto: Transportes Fluviais SalazarQUERÊNCIA – Em cerca de 60 dias uma balsa passará a operar no Rio Suiá, interligando os municípios de Querência e Espigão do Leste. A balsa pertence à empresa Transportes Fluviais Salazar, que já atua há cerca de 40 anos na região.

A expectativa é que, com a instalação desse serviço de transporte fluvial, o escoamento da safra seja favorecido, uma vez que se reduz o trajeto e os custos com o transporte. A balsa, que tem capacidade para transportar até 200 toneladas, já está no município de Querência, e os trabalhos de instalação já começaram.

Em Querência, a balsa atracará nas dependências da Fazenda Santa Cruz (Agroplan).

Segundo o prefeito Fernando Görgen, a prefeitura realizou a reabertura das estradas até as margens do rio, onde a balsa operará. Ele afirma ainda que a vinda deste serviço para o município é muito positiva.

“A vinda da balsa é mais uma opção, principalmente ao pessoal na região da Mata Linda. Muitas vezes as pessoas criticam, mas isso é bom para o município. Os motoristas que carregarem soja, por exemplo, poderão embarcar nas fazendas do município de Querência e seguir para Espigão do Leste, rumo à colinas. Olha só o quanto economizam de viagem. Isso sem falar no quanto o comércio de Querência pode ganhar com os moradores de Espigão do Leste tendo esse acesso mais fácil ao nosso município”, frisou o prefeito.

A expectativa, segundo a Transportes Fluviais Salazar é de que no máximo em 70 dias a Balsa já esteja operando.

Veja Também