• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 14 FEV 2020

 

NOVA XAVANTINA – A colheita da soja deve avançar com maior velocidade agora que as chuvas deram uma trégua.

O comentário foi feito pelo produtor rural Endrigo Dalcin. Ele disse que 15% das lavouras já estão colhidas. Significa que dos 65 mil hectares plantados, cerca de 10 mil hectares já foram colhidos.

A surpresa é a boa produtividade alcançada nesse início de colheita. Dalcin disse que os produtores estão colhendo acima de 55 sacas de soja por hectare. Segundo ele, as chuvas não prejudicaram os trabalhos no campo.

A umidade maior na soja ocorreu somente em três dias dessa semana.

Ao mesmo tempo em que as máquinas colheram a soja, também está sendo promovido o plantio do milho safrinha. Os produtores rurais de Nova Xavantina devem plantar cerca de 11 mil hectares com milho safrinha. Em 30% da área, cerca de 3.300 hectares, a semeadura já foi concluída.

 

=================================== 

 

ATUALIZADA DIA 07 FEV 2020

 

NOVA XAVANTINA – A safa da soja já chegou a 10% das áreas plantadas no município.

A informação é do produtor rural Endrigo Dalcin. Dos 65 mil hectares semeados, cerca de 6.500 já foram colhidos.

Dalcin disse que a produtividade inicial é de 55 sacas de soja por hectare. As chuvas atrasam o trabalho de colheita, mas não há relatos de prejuízos em função do clima.

Enquanto as máquinas colhem soja, as semeadeiras iniciaram o plantio do milho safrinha em Nova Xavantina. As principais regiões produtoras no município registraram cerca de 100 milímetros de chuvas agora em fevereiro.

 

============================= 

 

ATUALIZADA DIA 29 JAN 2020

 

NOVA XAVANTINA – Os produtores rurais estão esperando melhora no clima para começar a colheita da soja em Nova Xavantina.

A informação é do produtor Endrigo Dalcin. Ele disse que as chuvas impediram o início da colheita da soja nas lavouras plantadas mais cedo.

Apesar disso, a expectativa dos produtores é de alcançarem boa produtividade, ao menos acima das 50 sacas por hectare. Dalcin destacou que agora em janeiro, as chuvas alcançam até 350 milímetros nas regiões produtoras.

O próximo passo será acelerar a colheita da oleaginosa.

 

================================== 

 

ATUALIZADA DIA 17 JAN 2020

 

NOVA XAVANTINA – A soja continua com bom desenvolvimento no município de Nova Xavantina.

O comentário foi feito pelo produtor rural Endrigo Dalcin. No atual ciclo, foram plantados cerca de 65 mil hectares com soja em Nova Xavantina. Desse total, houve necessidade de replantio em cerca de 2% das áreas por causa do déficit hídrico ocorrido no mês de dezembro.

Dalcin salientou que os sojicultores não estão registrando ataques de pragas às lavouras. As chuvas de janeiro também foram ótimas para a oleaginosa. Segundo Dalcin, cerca de 240 milímetros de precipitações foram registradas nas áreas produtoras de soja.

A colheita da soja deve começar no dia 25 de janeiro, se tudo correr dentro do previsto.

 

======================================== 

 

ATUALIZADA DIA 09 DEZ 2019

 

NOVA XAVANTINA – O plantio da soja ainda não terminou em Nova Xavantina. A informação é do produtor e ex-presidente da Aprosoja/MT, Endrigo Dalcin. Ele disse que nos últimos dias, finalmente a chuva chegou para reforçar a umidade no solo.

Dalcin acredita que 10 propriedades rurais ainda faltam plantar cerca de 3.200 hectares de um total estimado de 65 mil com soja no município. A semeadura deve ser finalizada nessa semana.

Cerca de 62 mil hectares já estão plantados.

 

============================ 

 

ATUALIZADA DIA 28 NOV 2019

 

NOVA XAVANTINA – A semeadura da soja está atrasada em Nova Xavantina.

A informação é do líder do agronegócio e ex-presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin. Dos 65 mil hectares previstos para este ciclo, ainda restam cerca de 13 mil a serem plantados.

Ele disse que as máquinas entrarão dezembro plantando soja em Nova Xavantina. O atraso se deve a vários fatores. Dalcin citou o primeiro fator como sendo a falta de chuvas regulares.

Além disso, algumas lavouras apresentaram stand abaixo do normal, por causa do estresse hídrico do solo. A germinação das sementes ficou abaixo do esperado por metro quadro. Essas áreas foram replantadas para evitar prejuízos maiores.

Cerca de 52 mil hectares estão semeados e as lavouras em desenvolvimento, apesar do ciclo de chuvas inconstante.

 

====================================== 

 

ATUALIZADA DIA 18 NOV 2019

 

NOVA XAVANTINA – Os produtores rurais de Nova Xavantina já semearam cerca de 65% das áreas pretendidas com soja. A informação é do produtor rural e líder do agronegócio, Endrigo Dalcin.

Para o atual ciclo, são estimados cerca de 65 mil hectares com a oleaginosa. Cerca de 42 mil hectares já foram plantados e a germinação da soja está satisfatória. Ele se queixou da condição climática, uma vez que as chuvas estão abaixo do esperado na maioria das regiões produtoras.

Dalcin acredita que a semeadura da soja deve ser concluída até o final do mês. São cerca de 50 proprietários rurais envolvidos no plantio da oleaginosa. Ele aconselhou aos produtores rurais para que tiquem atentos a questão do preço da soja e do dólar.

Afirmou que na semana passada, conseguiu vender um lote com a saca valendo R$ 73,00.

 

==================================== 

 

ATUALIZADA DIA 06 NOV 2019

 

NOVA XAVANTINA – Cerca de 25% das áreas já foram plantadas com soja no município de Nova Xavantina.

A informação é do produtor rural Endrigo Dalcin. Ele disse que as chuvas irregulares provocaram uma queda no ritmo de semeadura nessa semana.

Significa que dos 65 mil hectares que devem ser destinados ao plantio da soja, 17 mil já foram semeados. Para piorar o quadro, talvez 4 a 5% das áreas já semeadas terão que ser replantadas, por causa da má germinação das sementes.

As chuvas foram irregulares no município.

 

================================== 

Publicado em 24/10-2019

 

NOVA XAVANTINA – Cerca de 15% das áreas já foram semeadas com soja no município de Nova Xavantina. endrigo dalcin

A informação é do produtor rural Endrigo Dalcin. São cerca de 10 mil hectares plantados. Ele disse que a expectativa é de que sejam plantados cerca de 65 mil hectares com a oleaginosa no município.

As máquinas aceleraram o plantio nessa semana, desde que as chuvas se intensificaram na região no final de semana passado. Em algumas localidades, as chuvas passaram dos 100 milímetros, permitindo condições hídricas de solo para o começo da semeadura.

Em Nova Xavantina, nesse ano, deve ser mantida a mesma área com soja que no ano passado. A estimativa é que os produtores alcancem uma produtividade de 55 sacas por hectare