• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MT), em parceria com o Sindicato do Produtor Rural de Querência, fechou o ano com cerca de 70 treinamentos realizados no município. A informação é do mobilizador dos treinamentos do SENAR/MT, através do Sindicato Rural de Querência, Osnivaldo Rodrigues.

Um dos últimos treinamentos do ano foi o de Transformação Caseira de Produtos Embutidos e Defumados e Beneficiamento de Carne de Frango. O curso aconteceu dos dias 25 a 29 de novembro, com carga horária de 40 horas.

Doze alunos concluíram o treinamento, onde aprenderam a realizar a desossa do frango, fabricação de linguiça calabresa e toscana e a produção de salame, nuggets e hambúrguer. Os participantes também aprenderam a realizar o processo de defumação, limpeza e sanitização de equipamentos, utensílios após a fabricação dos produtos.

Com os cursos de treinamento e capacitação, os participantes dos cursos tem a oportunidade de incrementar a sua renda.

Segundo Osnivaldo, os treinamentos mais realizados em Querência foram relacionados à segurança no trabalho, conforme as Normas Regulamentadoras (NRs), previsto nas determinações do Ministério do Trabalho. Os treinamentos de NR-33 (Segurança e Saúde no Trabalho nos Espaços Confinados), NR-35 (Trabalho em Altura) e NR-31.8 (Aplicação de Agrotóxicos) foram os mais ofertados. Também foram realizados treinamentos de manutenção e regulagem em máquinas agrícolas. Osnivaldo lembra ainda que todos estes treinamentos serão ofertados em 2020 também. Além disso, os parceiros do Sindicato Rural que necessitarem de algum curso específico, podem fazer a solicitação do mesmo junto ao Sindicato.

Para janeiro e fevereiro de 2020 já tem curso com inscrição aberta para o treinamento de classificação de grãos. As inscrições podem ser realizadas à partir de 06 de janeiro, quando o Sindicato Rural retorna das férias coletivas de fim de ano.

O SENAR/MT encerra o ano com cerca de 5 mil eventos realizados no estado. Só em Querência foram realizados mais de 40 eventos em 2019.

Segundo o coordenador do SENAR-MT em Querência, Kleber Müller, para o próximo ano, a previsão é de que 450 eventos sejam realizados na região. Em Querência, cerca de 70 treinamentos de cursos e capacitações devem ocorrer em 2020.

“Isso perfaz um total financeiro de aproximadamente R$ 3 milhões só para a região. Para Querência, R$ 500 mil devem ser empregados em capacitações e treinamentos”, afirmou Kleber.

Os treinamentos ofertados pelo SENAR-MT são gratuitos.

 

Veja Também

Internet
  • 14 Fevereiro 2020
  • Por Inácio Roberto

Empresária idealiza o 'Armário Solidário'

 ÁGUA BOA - O Armário Solidário objetiva que pessoas façam uma rotatividade de peças, valorizem a doação e a reutilização de roupas. Também tem espaço para receber roupas que não serão utilizadas por você,...