0
0
0
s2sdefault

Atualizada 24 jul 2020

 

feiraÁGUA BOA – A Feira Livre do Pequeno Produtor foi afetada diretamente pela pandemia do coronavírus.

Mesmo funcionando em espaço aberto e amplo, e com todas as medidas preventivas, a pandemia fez reduzir o número de feirantes.

Dos 78 feirantes cadastrados, apenas 28 tem mantido atendimento aos domingos pela manhã. Isso reduziu a oferta de produtos. Por outro lado, tem feirantes se queixando de queda de até 50% nas vendas, principalmente de hortifrutigranjeiros.feira 2

Outros relatam perdas de 35% nas vendas. A Feira Livre é uma tradição em Água Boa, tendo surgido logo depois da criação da cidade.

Desde o início, a Feira Livre fornece produtos direto do produtor ao consumidor. Outro relato é que também caiu o número de visitantes à Feira Livre. Antes da pandemia, as famílias se reuniam aos domingos no local para passear e saborear lanches ali oferecidos.

Agora a história é diferente e os feirantes acreditam que houve queda de 45% no número de clientes.

 

====================================== 

ATUALIZADA DIA 14 ABRIL 2020

 Feirantes pedem retorno da Feira

feiraÁGUA BOA – Pequenos produtores rurais que faziam feira livre aos domingos estão se queixando do fechamento da Feira. Eles dizem que o fechamento foi para evitar aglomerações. Porém, dizem que em supermercados os negócios prosseguem normalmente, com aglomerações.

Diante desse quadro, alguns feirantes afirmam que outra vez, os pequenos produtores são penalizados por absoluta falta de planejamento. Eles disseram que na feira a aglomeração de pessoas poderia ser normatizada, já que se trata de ambiente quase totalmente aberto.

Enquanto isso, os feirantes não conseguem vender a produção de hortaliças e verduras, e não sabem até quando a situação de quarentena vai persistir. Diante disso, eles não conseguem planejar a continuação do plantio de hortaliças e verduras.

Para piorar o quadro, alguns tentaram fornecer os produtos para estabelecimentos comerciais, mas os preços são abaixo do esperado, e em quantia limitada.

Nossa reportagem conversou com alguns feirantes. Eles dizem que a feira poderia reabrir aos domingos mediante medidas de prevenção que já acontecem no comércio local.

Um dos feirantes prefere não participar da feira enquanto não passar a crise do coronavírus, por precaução.

 

==================================== 

Em 20 março 2020

Feira do Pequeno Produtor foi cancelada

ÁGUA BOA - A Feira Livre do Produtor de Água Boa está cancelada. O cancelamento está valendo para este domingo, em virtude do Decreto do Governo do Estado proibindo tais atividades com aglomeração de gente.

A notícia do cancelamento da Feira Livre foi confirmada por Odeny Pérego, da Vigilância em Saúde, atendendo determinação do Governo do Estado. Quem ainda transitar pelo comércio, evite aglomerações.

Os restaurantes funcionam com apenas metade da capacidade. Mesmo assim, em restaurantes e supermercados, evite tocar em outras pessoas. O pedido do governo é de manter distância de no mínimo um metro das outras pessoas.

Higienize-se constantemente e nunca toque o rosto com as mãos sem prévia limpeza.