• Anuncie
  • Brasil Escolar
0
0
0
s2sdefault

ÁGUA BOA – Nos últimos 16 anos, a produção de arroz encolheu drasticamente no município de Água Boa. Nossa reportagem fez um levantamento nos arquivos de notícias. arroz

No ano de 2.004, tinham sido plantados 40 mil hectares com arroz no município. Daí, veio a crise do arroz. Em 2.005, a área plantada caiu para 15 mil hectares, uma redução de 62% naquela época. Porém, se compararmos com o ciclo atual, a redução é drástica.

Nessa safra, os produtores rurais de Água Boa semearam somente 2.368 hectares com arroz. Comparando com 2.004, a queda na área ocupada com o cereal chegou a 94% no município.

Vários fatores contribuíram com isso, como preços, logística e o alto risco no investimento. Água Boa construiu seu agronegócio baseado no arroz, na década de 70.

Tanto que a alta produção nos primeiros anos da localidade foram determinantes para promover a emancipação do município. Antes mesmo de ser cidade, Água Boa colaborou com grande incremento nos impostos graças à produção de arroz, mas hoje, a realidade é diferente.

Atualmente, dos 178 mil hectares plantados no município, apenas 1,3% foram ocupados com arroz.

Veja Também