0
0
0
s2sdefault

Atualizada dia 29 jul 2020

 

ÁGUA BOA – A colheita de milho segunda safra está em ritmo acelerado, passando dos 90%.ayrton salvador leopoldino neto

Os produtores plantaram 35 mil hectares com o cereal. O levantamento é da Associação de Engenheiros Agrônomos.

valmor e cesar giacomolliA produtividade está sendo considerada boa, apesar de relatos de perdas, já feitas em reportagens anteriores, como plantio fora da janela ideal e ataques de animais selvagens.

O agrônomo Ayrton Salvador Leopoldino Neto disse que a produtividade está se mantendo em média, na casa das 100 sacas de milho por hectare. Isso está trazendo bons resultados aos produtores rurais.

Segundo ele, os preços do milho estão em bons patamares. Os negócios para o milho safrinha 2.020/2.021 estão em ritmo avançado muito em função das perspectivas positivas de futuro.

Os produtores Valmor e Cesar Giacomolli da Fazenda Anderson, colheram toda sua área de 380 hectares de milho. Eles alcançaram em média, 110 sacas de milho por hectare.

Os Giacomolli também tinham cultivado 150 hectares com gergelim e obtiveram uma média de 500 quilos por hectare.

Eles estão satisfeitos com a produtividade da safrinha, que está garantindo uma boa renda dentro do calendário agrícola.

 

=================================== 

Atualizada dia 16 jul

 

polizelliÁGUA BOA – A colheita do milho safrinha chega a 70% das áreas com produtividade de 100 sacas por hectare. O levantamento é da Associação dos Engenheiros Agrônomos.

O agrônomo e produtor José Luiz Polizelli afirma que a colheita segue dentro da normalidade. A lavoura de Polizelli deverá alcançar a produtividade média de 125 sacas de milho por hectare.

No cômputo geral do município, vários produtores rurais registraram ataques de animais selvagens o que redundou em perdas de produtividade.carlos salvadori e regina sofia shaedler

Outros produtores efetuaram plantio de milho fora da janela ideal, e por isso, na média geral, no município, a produtividade fica na faixa das 100 sacas de milho por hectare.

Os produtores Carlos Salvadori e Regina Sofia Schaedler da Fazenda Diamante colheram 60% das áreas plantadas. A produtividade ficou em 120 sacas por hectare deixando eles satisfeitos.

Os preços de mercado para o milho estão acima dos R$ 30,00 a saca. A cultura do milho se consolida cada vez mais como uma alternativa de renda aos agricultores.

 

=============================

Atualizada dia 08 jul 2020

 

ÁGUA BOA – A colheita do milho safrinha chega a 50% das lavouras no município.marcos bertol b

Quer dizer que 17.500 hectares dos 35 mil semeados com o cereal já estão colhidos.

paulo luiO levantamento é da Associação dos Engenheiros Agrônomos. O agrônomo Paulo Lui disse que os trabalhos de colheita seguem normais. A produtividade média vem se mantendo em 105 sacas de milho por hectare.

Diversos produtores rurais estão relatando perdas de 5% a 10% por causa dos ataques de animais selvagens, principalmente java-porcos.

O produtor Marcos André Bertol da fazenda Dois Filhos e Vanessa na região da Serrinha já colheu 80% das áreas plantadas com milho. 

A produtividade em sua propriedade ficou dentro da tendência da média regional de 100 sacas por hectare.

Já em outras lavouras do município, as médias ficaram de 110 a 130 sacas por hectare, informou Paulo Lui.

As lavouras com produtividade menor são aquelas que sofreram ataques de animais selvagens ou porque o plantio foi realizado fora das janela ideal para o milho safrinha.

 

=============================== 

ATUALIZADA DIA 01 JUL 2020

 

artur tolloti pompeuÁGUA BOA – Segundo informações da Associação dos Agrônomos cerca de 20% das lavouras de milho já estão colhidas no município. Na atual temporada foram plantados 35 mil hectares com o cereal.

O agrônomo e produtor Artur Tolotti Pompeu informa que as médias iniciais estão variando entre 110 a 120 sacas por hectare. galera

Outra boa notícia é que os preços do produto são bons, garantindo renda ao produtor.

A safrinha de milho é importante para a economia do município e região, diante da grave crise que assola o país, por causa da pandemia do coronavírus.

A região Araguaia é privilegiada por ter essa alternativa de renda da safrinha o que ajuda a amenizar a crise.

O produtor Moacir Becker Galera, tradicional produtor agrícola na região da Soberana e Visão colheu boa parte de sua lavoura de milho. Galera conta que alcançou a média de 125 sacas de milho por hectare e está satisfeito com sua produção.

Além disso, ele também plantou áreas com gergelim que também estão em plena colheita.

Abaixo mais detalhes da safrinha de milho e gergelim

 

=================================== 

ATUALIZADA DIA 29 JUN 2020

 Colheita do Gergelim em 15%

ÁGUA BOA – A colheita do gergelim prossegue no município, segundo informação da Associação dos Agrônomos.diego kampff

Cerca de 15% das áreas plantadas já foram colhidas. O agrônomo Diego Kampff disse que a produtividade é variada, de 300kg/há até 1.000kg por hectare.

 

jorge gabeA média fica em torno de 600 quilos de gergelim por hectare. Esses números já proporcionam boa renda ao produtor, devido ao bom preço do produto no mercado.

As diferentes produtividades são em função da cultura ser nova no município, diferenças de adaptação das cultivares e diferença nos tratos culturais.

Kampff ressalta que tanto os produtores rurais quanto os agrônomos ainda estão se adaptando aos tipos de tecnologia para o gergelim.gergelim fazenda imperial

 

O produtor Jorge Gabe da Fazenda Mutum no Vau dos Gaúchos, colheu 180 hectares com gergelim e chegou a atingir a produtividade de 800kg/há.

Já o produtor Rodrigo Reis da região da Fazenda Soberana e Garapu, disse que em dois talhões de lavoura, obteve a produtividade de 750kg/ha a 966kg/ha.

rodrigo reisEle afirmou que está satisfeito com o rendimento da cultura, por ser a primeira safra dele. Os talhões plantados mais tarde podem ter menor produtividade.

No atual ciclo safrinha, foram plantados cerca de 30 mil hectares com gergelim no município.

Abaixo o histórico da cultura e demais informações.

 

 

================================= 

ATUALIZADA DIA 14 JUNHO 2020

 

fabriciooÁGUA BOA - Os produtores rurais do município estão iniciando a colheita do milho e do gergelim. A informação partiu da Associação dos Engenheiros Agrônomos. Segundo o agrônomo Fabricio Godeski Moereira, em torno de 3% das áreas de milho já foram colhidas.

A produtividade inicial gira em torno de 100 sacas de milho por hectare. Isto está dentro da estimativa prevista inicialmente pela Associação. Algumas lavouras ainda não apresentam o ponto ideal de umidade, e por isso, a colheita começa mais tarde.

Foram plantados 35 mil hectares com o cereal na safrinha.Iora

Já as lavouras de gergelim já estão sendo dessecadas para o começo da colheita. A colheita já avançou em cerca de 2% das áreas. Os produtores Luiz Antonio Paixão Iora e Celmo Iora (pai e filho) cultivam gergelim desde 2.003.

A produtividade inicial está em torno dos 500 quilos por hectare. Eles afirmam que a produção inicial está abaixo das médias de anos anteriores, por causa do excesso de chuvas no início do desenvolvimento da cultura.

A alta umidade favoreceu ao desenvolvimento de algumas doenças. As lavouras plantadas a partir de 5 de março desse ano deverão ter produtividade superior, alcançando de 850kg/ha a 900kg/ha. O gergelim ocupa cerca de 30 mil hectares no atual ciclo.

 

====================================== 

Publicado em maio 2020

ÁGUA BOA – As lavouras de milho seguem com bom desenvolvimento.miguel

O comentário é do engenheiro agrônomo Miguel Ângelo de Moraes.

A colheita de milho no município deve se concentrar nos meses de junho e julho. Foram plantados 35 mil hectares com o cereal na safrinha.

A produtividade média deve ficar de 90 a 100 sacas de milho por hectare. O produto será destinado tanto ao mercado interno quanto para exportação.

odenirJá o gergelim também tem ótimo desenvolvimento. A colheita será feita a partir do mês que vem.

Odenir Antunes plantou cerca de 90 hectares com gergelim em sua propriedade. Ele espera colher até 800 quilos por hectare.

O gergelim sofreu ataques de lagartas devidamente controladas com produtos já disponíveis no mercado.

A colocação do gergelim já está garantida. A colheita do gergelim também começa no mês de junho.

As chuvas de abril foram positivas para o milho e o gergelim.