0
0
0
s2sdefault

raiva 3ÁGUA BOA - A Raiva é uma doença que acomete todos os mamíferos, incluindo o Homem, de extrema importância na Saúde Pública, ja que sua letalidade se aproxima de 100%.

Nos bovinos, é uma doença geralmente transmitida pela mordedura de Morcegos Hematófagos, que atuam como portadores, reservatórios e transmissores do vírus da Raiva.
                
Pensando de forma objetiva, um dos principais problemas da Raiva Bovina é que a doença não está passível de controle em nossa propriedade rural quando não procedemos com a vacinação preventiva do rebanho.
 
O prejuízo é quase inevitável quando o produtor rural descobre a doença no seu rebanho. Portanto, para que os danos causados pela raiva bovina sejam anulados, é imprescindível que sejam adotadas medidas de controle da doença no rebanho.
 
O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros – PNCRH do MAPA e o Programa Estadual de Controle da Raiva - do INDEA objetiva reduzir a incidência de raiva nos herbívoros domésticos, suas principais diretrizes são: controle seletivo da população de morcegos hematófagos, vacinação dos herbívoros domésticos, investigação em casos de suspeitas e educação sanitária.
 
Para que o produtor rural tenha conhecimento, os principais sinais clínicos manifestados por bovinos são a incoordenação motora, insensibilidade ao toque, flacidez ou desvio lateral de cauda, perda do controle anal, salivação excessiva, dificuldade em deglutir, agressividade, paralisia flácida de membros e em casos mais avançados o animal não consegue se levantar. A progressão é sempre para a morte.
 
A vacinação anual é a forma mais eficaz de profilaxia da raiva bovina!!!


A RAIVA NÃO TEM CURA!

Produtor Rural, investir em medidas preventivas, como notificar sugaduras ao INDEA para haver controle da população de morcegos hematófagos e realizar a vacina anual em todo o rebanho, faz toda a diferença no resultado final. (Por: Melina de Oliveira Daud - Médica Veterinária Indea)

 

Veja Também

Policial
  • 01 Maio 2020
  • Por Inácio Roberto

PJC cumpre mandado de prisão no feriado

ÁGUA BOA - Primeiro de maio, dia do trabalhador, e a Polícia Civil de Água Boa, mesmo em meio a pandemia do coronavírus, não para de desempenhar seu labor. Na data de hoje foi dado fiel cumprimento a um...