0
0
0
s2sdefault

A empresa criou medidas de apoio aos colaboradores na pandemia e investiu em projeto social de ajuda na região

mantiq 1Em 2009 o Grupo Mantiqueira começou suas atividades pecuaristas com o aluguel de uma fazenda para a criação de bovinos e dois anos depois adquiriu uma planta de confinamento município de Água Boa para atuar na promissora região do Vale do Araguaia.

Hoje o Confinamento da Fazenda Santa Helena de Água Boa comemora 11 anos como referência em pecuária na região, recria de gado a pasto e possuidor do maior confinamento do Vale do Araguaia Mato-grossense, tendo já enviado para o abate, mais de 400 mil animais.

Com investimentos em tecnologia de ponta para aferição de resultados e terminação em confinamento, é também responsável pela plantação de 2000 hectares em grãos e estrutura de armazenagem para 500 mil sacas, onde todo milho consumido pelo gado vem de produtores da região.

A empresa conta que atualmente são quase noventa colaboradores, que ajudam a prosperar a cidade e a qualidade de vida deste time, sempre foi prioridade no Confinamento Fazenda Santa Helena. Por isto, nesta pandemia, mesmo diante do cenário de crise mundial, o Grupo Mantiqueira fez questão de se antecipar, com a implantação de várias medidas, que garantissem a tranquilidade e a segurança de todos.mantiq 2

Outra iniciativa tomada durante a pandemia foi à criação do “Dia D”, uma união de forças, que evolveu os colaboradores a doarem um dia de trabalho para produzir ovos que estão sendo doados a um milhão de famílias pelo Brasil. Na região de Água Boa, foram identificadas 240 família em situação de pobreza, que receberam os ovos doados pela equipe da Fazenda Santa Helena. “Nossos colaboradores abraçaram imediatamente a ideia, porque tem nosso DNA social, e compreenderam que nós, que temos um trabalho e estamos empregados, podemos ajudar a alimentar as pessoas, que infelizmente nesse momento de pandemia se encontram desamparados“, disse Leandro Pinto, presidente do Grupo Mantiqueira.

Também idealizado pela empresa, o programa “Mantiqueira a extensão da sua fazenda”, tem a finalidade de ajudar os pequenos e médios produtores. “Oferecemos o serviço de engorda para animais da região, em momentos críticos de pastagem. Hoje já são mais de 70 parceiros, que contam com este serviço”, explica Jose Scarpa, diretor responsável pela pecuária.

O bem estar dos colaboradores e dos animais é um dos aspectos mais valorizados no Confinamento Fazenda Santa Helena, que desenvolve processos, que começam desde a chegada dos animais. Através de um rigoroso protocolo sanitário, o gado é brincado para identificação individual e posteriormente levado para os currais de engorda. Com níveis altíssimos de organização, um sistema de irrigação atua das 6h às 21h, nos  200 currais de engorda, para o controle de poeira, evitando estresse e problemas respiratórios. Além disso, conta com caminhões pipa para molhar a pista, onde há movimentação de veículos.

A responsabilidade ecológica também é um dos pilares que a empresa se orgulha e lhe garantiu licença ambiental até 2026. Entre as ações, foi desenvolvido um projeto de cinturão arbóreo, que já conta com 20 mil mudas plantadas de eucalipto e previsão de mais 30 mil para os próximos meses, criando assim uma barreira verde e melhorando o microclima do confinamento.

mantiq 3No Confinamento Fazenda Santa Helena de Água Boa há também orgulho quando o assunto é sustentabilidade, devido ao processo dado ao esterco produzido pelos animais. “Todo esterco é recolhido e realizada a sua compostagem, tornando-se um produto rico para utilização nas lavouras de milho e soja, completando o ciclo sustentável de produção de carne. Os animais consomem a silagem de milho, o esterco volta para as áreas de produção de silagem e são usados para a alimentação do gado”, explica José Scarpa.

 Sobre o Grupo Mantiqueira

Com mais de 30 anos, o Grupo Mantiqueira é líder no segmento da avicultura na América do Sul com produção total de 2,3 bilhões de ovos por ano. Com um forte DNA de pioneirismo, foi a primeira a inovar com produção automatizada em larga escala de ovos de aves livres de gaiolas no mercado brasileiro. Além da avicultura, também atua nos segmentos de pecuária, agricultura e fertilizante de solos. (Ascom)

Veja Também