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Obras da FICO: Sanches Tripoloni incia terraplanagem em Mara Rosa/GO

Atualizada dia 14 jun 2022

MARA ROSA/GO – A empreiteira Sanches Tripoloni iniciou o serviço de terraplanagem no ‘Marco 0’ da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste.
A informação é do Secretário de Indústria e Comércio de Mara Rosa. Lázaro Moreira Júnior disse que os serviços começaram na saída da cidade de Mara Rosa.
Estão sendo realizados cortes e aterros para comportar o futuro traçado da FICO. A obra em si tinha sido lançada em setembro do ano passado, pelo presidente da república, Jair Bolsonaro.
Os trilhos deverão percorrer 383km até chegar em Água Boa/MT. A responsabilidade é da Vale.

Abaixo o histórico da FICO.

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Atualizada dia 04 abr 2022

MARA ROSA/GO – A Empreiteira Sanches Tripoloni está se instalando em Mara Rosa/GO. sanches tri 2
Trata-se de mais uma empresa que vai participar das obras de construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste.

A confirmação é do Secretário de Indústria e Comércio, Lázaro Moreira Júnior.
As primeiras máquinas e caminhões da empreiteira também estão chegando à cidade.
Lázaro acredita que em breve, começa a contratação de mão de obra.

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Atualizada dia 10 março 2022

minfra ficoMARA ROSA/GO – Esta semana, equipes da Valec, Ministério da Infraestrutura e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) visitaram as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), que foram iniciadas pela Vale neste mês de março. O trecho ferroviário, que irá de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT, conectará à Ferrovia Norte-Sul (FNS). A construção está por conta da Vale com recursos oriundos da antecipação de outorgas do investimento cruzado.

A comitiva estava composta pelo diretor de Empreendimentos da Valec, Washington Lüke; pelo diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do MInfra, Ismael Triniks; pelo representante da Superintendência de Transporte Ferroviário da ANTT, Paulo Eugênio, e suas equipes técnicas. Eles percorreram as áreas de mobilização das obras.
Verificaram os trabalhos das empresas contratadas já mobilizadas para a execução da supressão vegetal, que antecede a terraplenagem, bem como a fabricação de pré-moldados para a execução da drenagem, informou Lüke. De acordo com os técnicos da Vale, a partir de agora haverá mobilização sucessiva dos serviços para a execução dos 30 primeiros quilômetros da FICO.

O Papel da Valec na FICO

Em dezembro de 2020, Valec, ANTT e Vale assinaram o Acordo de Obrigações de Investimento (anexo 9), por meio do qual formalizou-se a primeira iniciativa federal de investimento cruzado. Pelo contrato, caberá à Valec acompanhar as obrigações de investimento, uma vez que, além de signatária do referido Acordo, que prevê o recebimento dos ativos construídos na ferrovia, também recebeu, por delegação da Agência reguladora, a função de fiscalizar as obras. (Ascom)

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Atualizada - 09/MAR/2022 - Traterra começa supressão vegetal
WhatsApp Image 2022 03 10 at 09.02.23MARA ROSA/GO – Começaram ontem as primeiras obras prevendo a construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste na cidade de Mara Rosa/GO. A informação é do Secretário de Indústria e Comércio da cidade.
Lázaro Moreira Junior disse que a Traterra iniciou os primeiros serviços de supressão vegetal no trecho demarcado para receber os trilhos do trem. A ordem de serviço ocorreu no Marco 0 da FICO em Mara Rosa/GO.
A perspectiva do Governo Federal é que os trilhos de trem a serem construídos pela Vale alcancem Água Boa/MT em até 5 anos.
Veja vídeo:
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Atualizada dia 11 fev 2022

traterra mara rosaMARA ROSA/GO - Seguem os trabalhos de implantação do canteiro de obras prevendo o início da construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste e Mara Rosa/GO.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Lazaro Gomes Moreira Júnior, uma empresa contratada já está na cidade alugando escritório e galpões para iniciar em breve os primeiros trabalhos de campo.

Trata-se da Traterra do Pará que vai trabalhar na supressão vegetal. Essa empresa também está anunciando a contratação de trabalhadores para os serviços iniciais. A notícia é alvissareira para Mara Rosa, ponte de partida da FICO, cujo projeto é construir 383km de trilhos e aportar em Água Boa/MT.
FICO - 

A obra da FICO está iniciando por Mara Rosa/GO e depois de percorrer 383 quilômetros, deve chegar a Água Boa em até 5 anos.

A promessa foi feita por representantes da Vale e da Valec que estiveram recentemente aqui discutindo alguns detalhes da Ferrovia de Integração Centro Oeste. A obra foi lançada em setembro na cidade goiana de Mara Rosa.

 A obra será desenvolvida pela Vale que investirá R$ 2,7 bilhões. A previsão é de que em 4 ou 5 anos, os trilhos do trem cheguem a Água Boa.

Veja mais aqui neste link - https://noticiasinterativa.com.br/politica/18919-lancada-a-obra-da-fico-ferrovia-de-integracao-centro-oeste

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FICO terá porto seco ou terminal de cargas em Água Boa? Confira!

Em 21 out 2021

fico 4ÁGUA BOA – Muitas discussões acontecem em nossa cidade sobre a vinda do terminal ferroviário para o município. A obra da FICO está iniciando por Mara Rosa/GO e depois de percorrer 383 quilômetros, deve chegar a Água Boa em até 5 anos.

A promessa foi feita por representantes da Vale e da Valec que estiveram recentemente aqui discutindo alguns detalhes da Ferrovia de Integração Centro Oeste. A obra foi lançada em setembro na cidade goiana de Mara Rosa. Porém, a estrutura ferroviária que será construída em Água Boa parece que está definida.

Não será um porto seco, mas um terminal de cargas. O Porto Seco é um terminal que opera como centro de transbordo de cargas para importação ou exportação. Trata-se de uma estação aduaneira. A obra que será construída em Água Boa deve-se chamar de Terminal de Cargas.

O assunto foi reiterado pelos técnicos da Valec e da Vale. O Terminal de Cargas vai receber produtos para distribuição regional, porém, encaminhará cargas de commodities produzidos na região rumo aos portos de exportação. Os principais produtos na futura FICO devem ser soja, milho, carne bovina congelada e madeira, entre outros. (Inácio Roberto)

PORTO SECO

Um porto seco ou estação aduaneira do interior é um terminal intermodal interno diretamente conectado por uma rodovia ou ferrovia a um porto marítimo, operando como um centro de transbordo de carga vinda do mar para destinos interiores.

Além de sua função no transbordo de carga, os portos secos também podem incluir instalações para armazenamento e consolidação de mercadorias e manutenção para transportadores de carga rodoviária ou ferroviária. A localização dessas instalações em um porto seco alivia a competição por armazenamento e espaço alfandegário nos portos marítimos.

Um porto seco pode acelerar o fluxo de carga entre os navios e as principais redes de transporte terrestre. Os portos secos podem melhorar o movimento de importação e exportação, movendo os processos demorados de contêineres para o interior, longe de portos marítimos congestionados. (Wikipédia)

TERMINAL DE CARGAS

Até meados de 1920, o setor ferroviário era o principal meio de transporte dessas cargas. Com a priorização dos governos vigentes pelo investimento no setor rodoviário, visando atrair empresas automobilísticas estrangeiras, o modal ferroviário acabou sendo preterido, passando por um longo período de dificuldades.

Na década de 90, empresas privadas passaram a controlar grande parte da malha ferroviária nacional, fortalecendo os investimentos, revitalizando linhas já existentes e construindo novas malhas.

Os terminais ferroviários são construídos próximos aos locais de destino principal das linhas, ou nas proximidades dos setores de produção, facilitando o carregamento e descarregamento de cargas.

Nesses terminais, os itens produzidos, advindos das indústrias ou do agronegócio, por exemplo, são posicionados nos vagões dos trens, podendo, dessa forma, seguir viagem para o destino desejado.

O terminal ferroviário exige todo um complexo aparato para conseguir posicionar ou retirar as cargas de maneira eficiente, sem que haja perda ou desperdício de mercadorias. (Ferroeste PR)

Ver mais aqui - https://noticiasinterativa.com.br/internet/19068-vale-e-valec-promovem-encontro-sobre-a-fico-veja-entrevistas

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