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Economia

bolsa familia canarana CANARANA – O Cadastro Único do Governo Federal indica que em setembro estavam cadastradas no município, 3.135 famílias.

852 delas apresentaram renda per capita familiar de até R$ 89,00.

338 famílias têm renda até R$ 178,00.

947 famílias disseram que tem renda familiar de R$ 178,00 até meio salário mínimo.

Outras 998 famílias têm renda per capita superior a maio salário mensal.

Em outubro, 990 famílias de Canarana receberam um total de R$ 136 mil.

Ao menos 118% das famílias cadastradas receberam recursos federais.

bolsa familia campinapolis CAMPINÁPOLIS – O Cadastro Único do Governo Federal indica que em setembro estavam cadastradas no município, 1.841 famílias.

952 delas apresentaram renda per capita familiar de até R$ 89,00.

242 famílias têm renda até R$ 178,00.

342 famílias disseram que tem renda familiar de R$ 178,00 até meio salário mínimo.

Outras 305 famílias têm renda per capita superior a maio salário mensal.

Em outubro, 1.141 famílias de Campinápolis receberam um total de R$ 366 mil.

Ao menos 87% das famílias cadastradas receberam recursos federais.

app mulheres energisaCursos gratuitos e vagas de trabalho, todos voltados para mulheres e em um mesmo lugar. Assim é o aplicativo Mulheres Positivas, a plataforma virtual de um movimento liderado pela TIM e que tem a colaboração de mais de 30 empresas, incluindo a Energisa. O objetivo é a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres por meio de informações e serviços. O aplicativo é uma das ações do projeto, com mais de 100 cursos de capacitação gratuitos, além de ofertas de emprego para variados perfis. No aplicativo, as mato-grossenses podem participar de quantas qualificações desejarem. Também há podcasts com dicas de como melhorar o currículo, chamar atenção do recrutador, gestão, empreendedorismo, inovação, empoderamento, entre outros, e histórias inspiradoras de mulheres que venceram obstáculos. Sempre que tiver oportunidades, a Energisa irá publicar também no aplicativo.

“Logo que conhecemos o projeto, nos identificamos com seu propósito. A Energisa quer ser protagonista na transformação do setor elétrico brasileiro e esta visão nos coloca diretamente alinhados ao compromisso com a diversidade. A equidade de gênero é um dos pilares da diversidade e acreditamos que as mulheres devem se empoderar e ocupar também posições em áreas predominantemente masculinas”, explica Tatiana Feliciano, diretora de Gestão e Sustentabilidade, que complementa: “Queremos aumentar a participação de mulheres nos nossos quadros operacionais”. O movimento da TIM para ampliar o acesso das brasileiras ao mercado de trabalho está prestes a completar três meses com novas adesões e o lançamento de uma ampla estratégia de comunicação. Estrelada pela cantora IZA, que atua como embaixadora da iniciativa, a campanha estimula o uso do app Mulheres Positivas.

Cursos, vagas e mentoria para mulheres

Lançado em julho em parceria com Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via, o projeto tem o aplicativo Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad, como plataforma digital para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Além da divulgação de vagas de trabalho das empresas parceiras, o app traz cursos de capacitação também disponibilizados pelas companhias participantes. O acesso aos cursos e vagas é gratuito para toda a sociedade e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir seu pacote de dados.

A iniciativa contempla ainda um programa de mentoria intercompany, com duração de seis a oitos meses, focado no desenvolvimento de carreira de mulheres das empresas participantes. A primeira turma, já em andamento, conta com 66 colaboradoras selecionadas como mentoradas, que têm o acompanhamento de 33 mentores(as). As sessões são realizadas de maneira cruzada, com profissionais de uma companhia sendo orientadas por líderes de outra. A coordenação é da consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi, executiva da área de tecnologia, especialista em diversidade e inclusão e com vários trabalhos junto a ONU Mulheres. A evolução do projeto prevê oferecer mentoria gratuita e voluntária para as mulheres da sociedade como um todo.

IZA convoca mulheres em busca de oportunidades

Para que mais pessoas possam conhecer e aproveitar os benefícios da iniciativa, a TIM lança uma ampla campanha com IZA, que já é porta-voz da marca e atua também como embaixadora do projeto desde o seu lançamento. Desenvolvida pela BETC HAVAS, a estratégia de comunicação conta com filmes para TV e mídia digital. Nas redes sociais, influenciadoras que são vozes importantes na luta das mulheres reforçam a mensagem. Participam nomes como Camilla de Lucas, Thelma Assis, Pequena Lo, Camila Loures, Niina Secrets, Giovana Heliodoro, Tia Má, Bielo e Cris Guerra, além das atletas embaixadoras da TIM no Comitê Olímpico do Brasil (COB) e na Seleção Brasileira de Rugby. (Ascom)

sebrae mt e facmatO Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) assinaram nesta quinta-feira (28.10), protocolo de intenções para ampliar os serviços de capacitação e orientação empresarial aos empreendedores e empresários do Estado, por meio da Rede de Atendimento Sebrae Aqui. A cerimônia de assinatura aconteceu durante o Encontro Estadual das Associações Comerciais e a Feira do Empreendedor, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O objetivo da parceria é oferecer produtos, serviços e informações aos pequenos negócios, por meio do posto de atendimento presencial, Sebrae Aqui. Além de contribuir para o fortalecimento da cultura empreendedora, apoiar o fortalecimento de cadeias produtivas com a presença de pequenos negócios e apoiar o processo de desenvolvimento local sustentável.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, a parceria com a Facmat é uma das estratégias para expansão da rede de parceiros do Sebrae/MT.

“A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos, uma rede que pode aumentar expressivamente nossa capacidade de atendimento presencial aos milhares de empreendedores que já têm ou pensam em abrir um pequeno negócio em Mato Grosso. É um casamento perfeito, pois junta a instituição que representa os empresários com o Sebrae, que tem a competência para agregar conhecimentos técnicos gerenciais. Esperamos que aqueles que aderirem ao Sebrae Aqui possam aumentar o fluxo de associados ao mesmo tempo em que irão oferecer um serviço com a garantia de qualidade e experiência que o Sebrae é conhecido”, pontuou.

O presidente da Facmat, Jonas Alves, ainda destacou que com a parceria existe a possibilidade de abrir 56 novos postos de atendimento do Sebrae aos pequenos negócios. “As associações podem se tornar um braço do Sebrae, se interligar ao sistema, o que dará acesso a todo tipo de informação que irá ajudar os empresários a tocarem seus negócios ou a investirem em novos negócios. As Associações Comerciais já são referência, com essa parceria elas serão mais ainda. Por isso convidamos a todos a conhecerem mais sobre o Sebrae Aqui, uma oportunidade de ampliar significativamente o alcance das ações e contribuir com o desenvolvimento local dos municípios onde estamos presentes”, destacou.

Para falar sobre os benefícios da parceria, o presidente da Associação Comercial de Pontes e Lacerda (ACEPL), Eridson Vieira, concedeu um depoimento aos presentes sobre a abertura, no último dia 28 de setembro, do posto de atendimento presencial, Sebrae Aqui, na Associação Comercial.

“Um dos pontos que tivemos acesso, foi aos dados locais, como o fato de Pontes e Lacerda possuir mais de 3600 MEIs e quase 2000 micro, pequenas e grandes empresas. Ao verificarmos que os MEIs são a grande maioria no nosso município, buscamos soluções para trazê-los para dentro da associação, como um valor diferenciado. Além disso, já estamos estudando cursos e capacitações para oferecer aos pequenos empresários, assim como estamos preparando para o próximo ano, uma feira de varejo, no qual o Sebrae realizará a qualificação dos empresários. Realmente é uma parceria diferenciada e foi um ganho muito grande para todos do município”, contou.

Sebrae Aqui

É um canal presencial de atendimento, integrante da Rede Estendida do Sebrae/MT, sob gestão operacional de parceiros, orientados tecnicamente pelo Sebrae. Essas parcerias podem ser realizadas com entidades públicas e privadas que atuem diretamente no atendimento e/ou apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo.

O gerente de Comunicação e Relacionamento do Sebrae MT, Fernando Holanda, explicou aos presentes a associação que tiver interesse em ter um ponto de atendimento do Sebrae Aqui deverá assinar o termo de adesão. “O mais importante é que não possui custos. A entidade seleciona um colaborador para ser capacitado e ele promoverá o atendimento dentro da Associação Comercial. E ainda todos os programas do Sebrae estarão disponíveis para aqueles que forem atendidos na Associação Comercial”.

Fernando pontuou ainda que o Sebrae também disponibiliza um plano de trabalho, que contém: um plano de capacitação da Rede de parceiros Sebrae (são cerca de 136 horas de capacitação) e acesso ao sistema de atendimento Sebrae. (Ascom)

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