0
0
0
s2sdefault

QUERÊNCIA – Na noite desta terça-feira (03/12) o plenário da Câmara Municipal de Vereadores ficou pequeno. Isso porque a abertura da Feira do Conhecimento 2019, promovida pelo Programa a União Faz a Vida, contou com a participação maciça de professores e diretores das escolas do município.

Diversas autoridades participaram do ato solene de abertura do evento, como o vice-prefeito João Pizzi, presidente da cooperativa Sicredi Araxingu Eldo Renck, diretor executivo Carlos Machado, vereadores Jean do Coutinho e Marcos Amorin, assessora pedagógica do programa Jussara Ceron, assessora pedagógica do estado Gláucia Galvão, assessora pedagógica do município Janet Thomas, entre outros.

Logo após uma palestra foi ministrada pelo Professor Amaral Barbosa, do Ceará.

Durante anos Amaral foi diretor em uma escola em Pedra Branca, no Ceará, e ele foi responsável por projetar essa escola do sertão cearense nacionalmente, após alcançar um resultado acima da média das escolas particulares brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Amaral mudou a relação entre escola e comunidade através da leitura, priorizando o interesse dos alunos e promovendo a aproximação entre os saberes da instituição e da comunidade. E foi parte desta experiência que Amaral compartilhou na noite de ontem.

“É sempre bom refletir sobre o verdadeiro papel da escola, qual sua função social diante da sociedade? Que alunos estamos gerando? Acreditar no aluno deve ser uma missão diária de todos os agentes envolvidos no processo educacional”, enaltece Barbosa.

O Programa a União faz a Vida foi lançado oficialmente em 1995. É a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Em Querência o programa foi implantado no ano de 2013, e envolve a rede pública de ensino com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e cooperativos através de Foto: Rafael Spanholiuma metodologia de projetos adotada em sala de aula. Com a mediação dos educadores, os estudantes rompem os limites da escola e, assim, constroem uma forma colaborativa de compreender a realidade.

O programa está presente em sete estados brasileiros, totalizando mais de 284 mil crianças e adolescentes alcançados. 

Além da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o Sicredi conta com o apoio de diversos parceiros neste projeto: Rádio Interativa, Rádio Alternativa, TV Querência, Nelson Jantsch, IMO, COOPQUER, Chopin, Rafael Grando, Sandra Carina Klein, Querência Placas, Marcelo Antônio Neckel, Auto Posto Querência (Zema), Transportes Camilly, Lauri Pedro Jantsch e Evandro Huther.

Ainda durante a Feira do Conhecimento do Programa a União Faz a Vida, a CMEI Crescer e Aprender e a EMEB Alegria do Saber receberam um prêmio por se destacarem no Programa de Mobilização das Escolas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

E ainda seguindo a programação do evento, nesta quarta-feira (04) acontece durante todo o dia a 6ª mostra de projetos que são desenvolvidos dentro do programa nas escolas do município.

A mostra acontece até as 16 horas, sem intervalo para almoço, na EMEB Alegria do Saber.

Confira AQUI as fotos da abertura do evento.

Veja Também