0
0
0
s2sdefault

intercambioÁGUA BOA - Estão participando de intercâmbio cultural os jovens venezuelanos Yineth Katherin Guerrero Mendez (17 anos) e Enrique Alejandro Sayago Navas 18 anos).

Eles são de San Cristóbal, Venezuela, cidade de 500 mil habitantes, localizada na fronteira com a Colômbia. Eles estão em Água Boa para um intercâmbio cultural via Rotary Clube. Os jovens permanecerão alguns meses em nossa cidade, estudante e aprendendo um pouco da cultura brasileira. Yineth ficará por 10 meses. Já Enrique permanecerá até dezembro.

Eles disseram que viram grandes diferenças culturais entre os dois países, mas gostaram da experiência. Yineth destacou que no seu país, os pratos típicos são o feijão preto com carne desfiada, banana frita e arroz. Ambos afirmam que a instabilidade econômica prossegue na Venezuela, em meio a tantas incertezas. Mesmo assim, os jovens encaram o mundo com disposição de vencer.

Os botons de suas roupas são lembranças de outros eventos do Rotary, bem como de alguns intercambistas de outros países e outras recordações. Em Água Boa, os dois intercambistas estão hospedados na casa de Claiton Marques. Ele disse que seu filho já teve experiência parecida no México, igualmente proporcionada pelo Rotary.intercambio 0
Pessoas de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.

Katherin chegou dia 12 de Setembro 2019, e Enrique dia 16 de janeiro de 2020.  (Inácio Roberto)

Intercâmbio e os benefícios:

Os participantes têm a oportunidade de:

  • Desenvolver suas habilidades de liderança
  • Conhecer novas culturas e idiomas
  • Fazer amizade com jovens de outros países
  • Tornar-se cidadãos globais

Qual a duração do programa?

  • O intercâmbio de longa duração cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais.
  • O intercâmbio de curta duração pode durar de alguns dias a até três meses e é geralmente estruturado como excursão, estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias.

Quanto custa participar?

Hospedagem e mensalidades escolares são cobertas. Cada programa varia, mas geralmente os estudantes são responsáveis por:

  • Passagem aérea (ida e volta)
  • Seguro-viagem
  • Despesas com passaportes e vistos
  • Gastos durante o intercâmbio e qualquer viagem ou excursão adicional

Como posso me inscrever?

Você precisa ter de 15 a 19 anos e contatar o Rotary Club da sua cidade para saber que opções estão disponíveis e obter mais informações sobre o processo seletivo. (Ascom)

VEJA VÍDEO:

 

Veja Também

Gerais
  • 05 Agosto 2020
  • Por Inácio Roberto

O novo de velhas intenções * Artigo

Estamos passando por um período de muitas incertezas com os efeitos de uma pandemia, polarização ideológica, radicalismos políticos e as velhas notícias diárias de casos de corrupção. Esta situação...