0
0
0
s2sdefault

pestaloze covid 1Avaliação - Volta dos atendimentos da escola Pestalozzi em 2020 e continuação em 2021- juntos somos mais fortes. Após vários meses parados, mas com atividades internas com a equipe e aulas remotas, a escola Pestalozzi retoma suas atividades em 01 de setembro de 2020, com atendimento individualizado aos seus alunos, após a adequação da escola e de todas as medidas de segurança e protocolo da saúde, e triagem/entrevista com as famílias, completamos 02 meses de pleno atendimento  e com sucesso na execução das atividades e medidas de segurança, o retorno dos atendimentos exige o máximo de cautela e atenção para que este ambiente não se torne um foco de transmissão da doença, colocando em risco a  saúde de nossos alunos e equipe, toda escola foi readaptada  e organizada para atender as exigências da saúde, preservado a vida dos nossos alunos e colaboradores, e assim dar continuidade ao trabalho que a escola vem realizando á 33 anos, com seriedade, respeito, compromisso e qualidade.

Foram necessárias diversas adaptações na infraestrutura da escola para torná-las mais seguras, além do desenvolvimento de ações junto às famílias dos alunos para orientar sobre a nova realidade escolar e cuidados com questões socioemocionais que possam impactar o aprendizado.

Certo que a escola não vai ser o mesmo ambiente deixado pelos alunos no mês de março de 2020. Agora, será necessário cumprir uma série de regras indispensáveis para a manutenção da saúde e bem-estar de toda a comunidade escolar.

Atentar-se para os aspectos relacionados à infraestrutura da escola é crucial para que o retorno das aulas presenciais seja mais tranquilo. Algumas das principais ações a serem realizadas são:

•    Desinfecção da escola
•    Determinação do uso de máscaras;
•    Determinação do uso do proterot facial
•    Uso do jaleco ou avental e toca •    Controle de temperatura;- medidor de temperatura
•    Disponibilização de álcool em gel nos ambientes internos;
•    Redução dos horários para higienização
•    Tapete sanitizante na entrada da escola e álcool
•    Restrição de visitas das 7:30 as 10:30
•    Atendimento individualizado

Mais do que fazer as adaptações necessárias para a segurança dos alunos, também é preciso disponibilizar treinamento para todos os membros da equipe da escola para que aprendam a lidar com as novas práticas impostas na realidade atual.

A pandemia vai deixar muitos impactos emocionais, que poderão atingir os alunos a curto e longo prazo. Entre os problemas que podem surgir estão a ansiedade e a falta de concentração.

Não basta saber como os alunos e seus familiares estão se sentindo, também é recomendado oferecer suporte psicológico para que eles possam superar os traumas e não deixem que suas angústias interfiram no desempenho escolar.

Com determinação e cautela e seguindo as orientações é possível aos poucos ir retomando nossas atividades, ofertando aos nossos alunos atendimento, mesmo que individual, mas devolvendo há  eles a esperança e alegria de poder voltar a escola e rever colegas e profissionais, tudo é possível quando a equipe está unida em um mesmo objetivo, assim finalizamos reafirmando nosso compromisso com  a educação especial, inclusão e acessibilidade, somos agradecidos por resgatarmos a esperança, em tempos tão difíceis e incertos, mas uma coisa podemos afirmar, deu certo e estamos conseguindo vencer mais esta etapa que foi imposta em nossa vida e na educação com fé, coragem e sabedoria, muito obrigado á todos e juntos somos mais fortes.

Emerson Marcello Godoy - Diretor da associação Pestalozzi – Escola Nova Esperança