0
0
0
s2sdefault

carlos 2ÁGUA BOA - Hoje o assunto é o handebol com o professor Carlos Alberto Turra. Ele chegou em Água Boa no ano de 1991. O Professor de handebol era Daniel Melo. O trabalho era com a Comissão Municipal de Esportes - CME, sob a presidência de Ari Zandona. Como auxiliar de Daniel, Carlos chefiou a delegação nos Jogos Regionais em Torixoreu.

ENTREVISTA COMPLETA - INTERATIVA NOS ESPORTES - 12HS 10MIN

Água Boa foi com quatro equipes e se sagrou campeão em todas. Basquete masculino e feminino, futsal masculino e handebol feminino. Foi a sua primeira participação em jogos estudantis no Mato Grosso. “No ano de 1993 fomos campeões regionais e participamos do estadual em Sinop, onde a equipe de Água Boa sagrou-se campeã estadual de handebol feminino pela primeira vez”, contou ele. Somente o basquete tinha sido campeão estadual antes. A grande final ocorreu contra Cuiabá.

Aconteceu um fato pitoresco para levar Água Boa para a final e ser campeã. Na semifinal, em uma quinta-feira à noite, no último jogo do Ginásio Olímpico de Sinop, totalmente lotado, o jogo estava Água Boa 9 x 8 Sinop. Na época o jogo era de 20 minutos corridos sem acréscimos. Todas as vezes que Água Boa atacava, alguém desligava a luz do Ginásio.carlos turra

Os atletas de Água Boa já não tinham mais fôlego e sofriam muito na defesa. O jogo chegou a 21 minutos do segundo tempo e a arbitragem não acabava a partida. Carlos contou que estava atrás da mesa de anotações. “Quando chegou aos 21minutos e trinta segundos, não aguentei e pulei em cima da mesa e da súmula e gritei que já tinha passado o tempo. Todos se assustaram e acabaram o jogo na hora”, disse ele. Na final vencemos Cuiabá. Só tínhamos handebol feminino presente.

“No ano seguinte fomos campeões regional e perdemos a final do estadual em Tangará da Serra para a mesma equipe de Cuiabá. No dia anterior à final houve um desentendimento com uma atleta da equipe, desestabilizando o emocional das jogadoras. Isso se refletiu em quadra na derrota”, observou Turra.

Depois, o professor Daniel deixou o handebol e Carlos Turra assumiu a equipe feminina, inclusive o início dos trabalhos da equipe masculina. “Nos anos 90 nos regionais femininos, fomos campeões em quase todos os anos. Éramos uma modalidade muito forte no naipe feminino”.

Ele contou que com muito trabalho, a cidade conseguiu organizar a equipe masculina e se sagrou campeã regional também. A equipe masculina nunca foi campeã estadual na sua época. Água Boa mandava no handebol a nível regional, e nunca ficamos de fora de um Estadual. Naquela época, participava do Estadual o campeão e o vice campeão da etapa regional.

Veja Também