Água Boa - MT (99,7 FM)

Interativa Playlist Interativa Playlist
Interativa Playlist

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Querência - MT (97,9 FM)

- Interativa Playlist
-

Ouça Agora!

(66) 98438-0051

Ribeirão Cascalheira - MT (103,1 FM)



Caminhada Solidária de combate a violência aos idosos - veja vídeo

Atualizada dia 15 jun 2022

idososÁGUA BOA – A Prefeitura e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estão executando o CAPACITA MT.
Trata-se de curso de Fortalecimento e Criação dos Conselhos e Fundos Municipais de Direitos das Pessoas Idosas no Estado de Mato Grosso.
Por isso, aconteceu agora a pouco na Praça da Cultura, a concentração para a Caminhada Solidária.
O evento comemora o mês de combate à violência contra a pessoa idosa.
A presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Raquel Menegetti, salientou a importância da sociedade se engajar para auxiliar os idosos. Ela destacou ainda que, in felizmente, 80% dos casos de violência contra os idosos ocorrem dentro do âmbito familiar.
A pimeira dama, Juliana Kolankiewicz, destacou as várias ações do município em favor das pessoas da terceira idade.
Ela convidou as pessoas a denunciarem os casos de violência ao Conselho ou nas forças policiais.
VEJA ENTREVISTA - 



======================= 
Publicado em 10 jun 

ÁGUA BOA - A Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) por meio da execução do CAPACITA MT – Curso de Fortalecimento e Criação dos Conselhos e Fundos Municipais de Direitos das Pessoas Idosas no Estado de Mato Grosso realizará nesta quarta-feira, dia 15 de junho, as 14h, na Praça da Cultura, a CAMINHADA SOLIDÁRIA em comemoração ao mês de combate à violência contra a Pessoa Idosa.

caminhadaO Curso CAPACITA MT é uma ação de execução do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que tem por objetivo assumir um compromisso formal entre os governos federal, estadual e municipal de implementarem as principais políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, previstas na Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso. A capacitação teve início no mês de março do ano de 2022 e tem término programado para o mês de julho do mesmo ano.  

 Para a execução da capacitação, a UFR foi a instituição indicada no estado de Mato Grosso, como reconhecimento do trabalho sério e do comprometimento assumido por esta instituição com as questões relacionadas ao envelhecimento populacional a partir das ações extensionistas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Atividades Aberto à Terceira Idade (NEATI).

A ação da caminhada solidária foi idealizada e programada a partir das atividades propostas no Curso CAPACITA MT, coordenado pela Profa. Dra. Luciane Almeida Casarin. A atividade ocorrerá em diversos municípios do estado de Mato Grosso na mesma data, envolvendo os Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa idosa (CMDPI). Em Água Boa -MT, a parceria ocorreu por meio da Secretaria de Assistência Social, representada por Valquíria Soares Dantas, e do CMDPI, presidido por Raquel Menegatti, ambas cursistas e participantes do CAPACITA MT.

O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade sobre a violência contra as pessoas idosas, para inibir, coibir, resolver e pôr fim a este tipo de agravo, que denigre, maltrata e humilha essa população.

Nesse sentido, foi produzido pelo Curso Capacita MT sob autoria da Profa. Dra. Ana Paola de Souza Lima, um material educativo digital para divulgação do tema nas redes sociais e grupos de mensagens, evidenciando os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, destacando a configuração de crime e divulgando o canal Disque Direitos Humanos - Disque 100, que é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis, dentre eles, da pessoa idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violação de direitos.

Segundo o MMFDH, o serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante. É importante destacar que qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, dentre elas, da violência contra a pessoa idosa, da qual seja vítima ou tenha conhecimento.

A caminhada solidária ocorrerá no dia 15 de junho, as 14:00h, na Praça da Cultura, junto às pessoas idosas do SCFV, em comemoração ao JUNHO VIOLETA – Mês de Prevenção e Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Na ocasião serão entregues folhetos voltados para o tema. As organizadoras da ação fazem um chamamento à sociedade de Água Boa - MT e população idosa para a participação na Caminhada Solidária, vestindo ROXO/VIOLETA ou BRANCO durante o evento. (Por Luciane Almeida Casarin -UFR)

Veja mais notícias: