Ao Vivo Água Boa - MT (99,7 FM)

Anderson Samers Programa: Bom Dia Interativa
Locutor: Anderson Samers

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Ao Vivo Querência - MT (97,9 FM)

Alessandro Mello Programa: Almanaque Interativa
Locutor: Alessandro Mello

Ouça Agora!

(66) 98438-0051

Água-boense pelo mundo

berniere 3EBIKON, SUIÇA - Leonardo Junior Bernieri, 24, mora na Suiça, cidade de Ebikon, Kanton (estado) de Lucerna há 9 meses. Antes, Berniere morou na Itália por cinco meses.

Ele conta que a Europa possui as quatro estações bem definidas. Durante o verão, na Itália, as temperaturas ficam assustadoramente elevadas, presenciando temperaturas que superaram os 43°. Em contrapartida, no inverno da Suíça a temperatura variava entre poucos graus abaixo de 0, chegando à mínima de -8 em alguns dias.

Por ser uma região montanhosa, grandes lagos se formam pelos vales às bases das montanhas que se cruzam por todo o país, criando as mais belas paisagens.

“Escolhemos a Suíça por querermos aprender mais um idioma, no caso o alemão”. A Suíça possui quatro línguas oficiais, o alemão, francês, italiano e o romanche.

Bernieri reside na parte alemã, então a grande maioria das pessoas falam alemão, apesar de frequentemente encontrar suíços com ao menos uma base no inglês.

Com alguns meses morando fora do brasil, Bernieri afirma que está se adaptando a língua alemã, mas lembra que para se tornar fluente é necessário mais tempo.berniere 2

Trabalhando em uma empresa francesa, na função de supervisor, ele foi contratado pela filial na Suíça. Leonardo realiza vários inventários, balanços de estoques por determinadas empresas da região. 

  Ele mora com outros brasileiros e diz que a comida brasileira é um item que não se perdeu, que na maioria das refeições o prato do dia é bem brasileiro.

Os suíços consomem muitos queijos, salsichas e salames no inverno, o Glühwein, Fondue (tanto o bourguignonne quanto o chinoise) e Raclette são os mais famosos.

 

 

 

Veja mais notícias: