Ao Vivo Água Boa - MT (99,7 FM)

Anderson Samers Programa: Bom Dia Interativa
Locutor: Anderson Samers

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Ao Vivo Querência - MT (97,9 FM)

Alessandro Mello Programa: Almanaque Interativa
Locutor: Alessandro Mello

Ouça Agora!

(66) 98438-0051

Jovem água-boense faz trabalho voluntário para ver aurora boreal no Polo Norte

ranielli bTROMSO, NORUEGA - Se você pensa em viajar o mundo, mas a sua condição financeira não é das melhores, você pode realizar um trabalho voluntário em troca de hospedagem e alimentação. Assim você consegue reduzir ao máximo seu custo de vida no local que deseja visitar". 

A postagem é do jovem água-boense Ranielli Weber em seu blog (ranielliweber.com.br)

Ele mora em Londres e passou a pesquisar sobre o assunto. Weber já conhecia alguns sites e então resolveu se cadastrar em um deles para tentar uma vaga de trabalho voluntário perto do extremo norte do planeta.

Os 2 sites mais conhecidos são o WorldPackers e o Workaway, e se cadastrou no WorldPackers, que por sinal pertence a um brasileiro.

Iniciando as pesquisas

Ranielli começou a pesquisar os locais que gostaria de conhecer, porém, queria que fosse na Europa, já que devido a pandemia não seria indicado ir para muito longe, e também porque sua base está em Londres. Ele também pensavam na prevenção, e se algo desse errado ainda poderia voltar para lá. 

Ele encontrou um lugar no interior da Inglaterra e fiz a aplicação, mas teve a solicitação negada porque já estava completo o time de voluntário para os próximos meses. Então fou a procura de outro lugar. 

Ranielli conta que sempre teve vontade de ver as famosas Auroras Boreais, foco da sua procura. Ele achou um Hostel em Tromso na Noruega e fez a inscrição. No mesmo dia Robin, o dono do Hostel respondeu que entraria em contato via whatsapp para conversar e acertar os detalhes. 

Ranielli aceitou trabalhar 2 ou 3 horas por dia com 1 dia livre, ajudando na limpeza e check in/check out do hostel. A princípio ele definiu que ficaria cerca de 2 meses na Noruega, mas podia prolongar o prazo. 

O único gasto foi a passagem para Tromso, já que alimentação e hospedagem não teria que pagar. 

Pandemia

Devido a pandemia existem vários detalhes como uso de máscara, distanciamento social e verificar as regras de entrada em outros países.

Na Europa, cada país tem uma restrição de entrada para voos Internacionais. Quando Ranielli acertou os detalhes com Robin, as regras de entrada na Noruega para quem vinha da Inglaterra estavam com a bandeira amarela, o que significa que não precisaria ficar de quarentena. Porém, alguns dias depois a bandeira mudou para vermelha e então ele teve que ficar de quarentena por 10 dias ao chegasr na Noruega. 

Eu podia sair, ver a cidade, mas não podia ir a lugares fechados ou lugares públicos com aglomeração de pessoas.

Chegando em Tromso, Robin estava esperando ele no aeroporto, de onde foram direto ao Hostel. Passado alguns dias, ele diz: "foi uma ótima escolha. Já que estou chegando ao fim da quarentena, e até o momento tive muito tempo livre e sem nenhum gasto".

No tempo livre, ele gosta de ficar ao ar livre vendo a aurora boreal.

A aurora boreal é um fenômeno muito bonito da natureza que ocorre no polo norte da Terra. Ela resulta do impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta. As luzes brilhantes caracterizam essa manifestação da natureza que pode ser vista em apenas alguns lugares do mundo.

 

Veja mais notícias: