0
0
0
s2sdefault

saude hoje 1ÁGUA BOA – Aconteceu agora pela manhã, reunião com as principais autoridades do município, sobre as medidas de prevenção ao coronavírus. Convocada pelas autoridades, o encontro contou com a participação de profissionais da saúde, Vigilância em Saúde, Coordenadora do Comitê de Combate ao Coronavírus, Odeny Pérego, representantes da Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, e representantes da sociedade civil organizada, como Rotary, Associação de Contadores, Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial, entre outros.

Em pauta, as medidas de prevenção à epidemia por coronavírus. Ficou definido que o comércio permanecerá de portas abertas, evitando-se aglomerações. Essa situação pode mudar nos próximos dias. Deve-se levar em conta a distância de 1 metro entre as pessoas, tossir escondendo o rosto para evitar atingir outras pessoas, e lavar constantemente as mãos com água e sabão.

Quem não tiver acesso a água com sabão deve usar álcool gel. Não coloque as mãos no rosto enquanto não estiver perfeitamente higienizado. Foi citado pelo Dr. Celso Vasconcellos Oliveira, que o celular é o principal foco de contaminação por vírus, e deve ser higienizado constantemente. A partir de hoje, começa a vacinação contra a gripe em idosos e pessoas dos grupos de risco.

Os idosos serão visitados em casa por equipes itinerantes da saúde. Por se tratar de fim de safra e início de preparo da logística para a próxima safra, Antonio Fernandes ‘Tunico’ de Mello ressaltou a necessidade de continuar transportando a soja produzida, bem como adquirir sementes, fertilizantes e demais insumos prevendo o plantio da próxima safra.

Porém, a Vigilância em Saúde fará visitas aos armazéns de produtos agrícolas para orientar aos motoristas quanto as medidas preventivas individuais. A UCT também deve se precaver para manter os estoques de sangue, já que pessoas por mais diversos motivos, continuam necessitando de sangue constantemente.

Por isso, os doadores também devem permanecer em contato com a UCT, para agendar a doação de sangue. Nesta terça-feira prefeitos da região estarão reunidos com o Codema, Cisma e Hospital Regional Paulo Alemão, para discutir a crise do coronavírus. Também foi citado que as pessoas devem evitar espalhar notícias falsas nas redes sociais, pois isso só causa medo desnecessário.

Daqui a pouco, os médicos Dr. Celso Vasconcellos T. Oliveira e Marcelo Resende do Hospital Regional Paulo Alemão concederão entrevista falando do assunto. 12hs 30min no REPÓRTER INTERATIVO.

 

Veja Também