0
0
0
s2sdefault

ATUALIZADA DIA 02 JUL 2020

 

andreiaÁGUA BOA - A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, confirmou o óbito da paciente com coronavírus ocorrido no Hospital Regional de Água Boa/MT no dia 28 de junho, domingo de madrugada.

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 44 anos, residente no bairro operário e que teve resultado laboratorial de exame RT-PCR positivo.

O referido exame foi liberado as 17:00 horas de hoje pelo LACEN/MT. A SMS ressalta que os contatos domiciliares e sociais da paciente, identificados por investigação epidemiológica, estão em isolamento e sendo monitorados pela equipe de saúde de referência.

Abaixo outras informações sobre o caso.

 

 

======================================= 

ATUALIZADA DIA 30 JUN 2020

 SMS alerta que mulher que faleceu com suspeita de Covid não procurou o PSF e refuta notícia anterior

doc saude 1ÁGUA BOA - O Secretário Municipal de Saúde enviou ofício ontem á Rádio Interativa refutando uma notícia divulgada no domingo, onde familiares disseram que uma mulher teria ido ao PSF para ser atendida.

Acontece que a mulher faleceu no domingo no Hospital Regional após uma semana sofrendo de problemas respiratórios. A família divulgou no domingo a informação de que teria havido descaso do município em não promover o mapeamento e identificar as pessoas para isolamento domiciliar.

Segundo o Secretário de Saúde do município, a mulher não procurou atendimento no PSF. Investigação foi efetuada pelo PSF.doc saude 2

Nossa reportagem fez contato com os familiares enlutados sobre essa nova informação da SMS. Eles disseram que fora a mulher falecida quem teria repassado a informação aos familiares.

Mas a família não confirmou essa informação dela. A mulher teria dito que fora ao PSF, o que agora, segundo a Secretaria de Saúde, não aconteceu.

Portanto, não se pode atribuir descaso ao município nesse caso em particular, já que ela não esteve no PSF e nem comunicou que tinha problemas respiratórios. Em meio ao luto os familiares não entenderam a atitude da mulher e acham que ela acabou mentindo, por medo da situação.

A Interativa só divulgou a primeira informação no domingo, através de dados fornecidos pelos familiares dela.

Em anexo a nota completa da Secretaria Municipal de Saúde, estabelecendo a verdade.

 

============================= 

andreiaÁGUA BOA - Andreia Teixeira de Araújo faleceu por volta de 2hs da madrugada de hoje no Hospital Regional Paulo Alemão. A mulher de 44 anos sentiu os primeiros sintomas suspeitos para Covid-19 no dia 20 de junho, sendo o principal, cansaço.

Ela procurou atendimento no (Hospital Regional Paulo Alemão). Após o atendimento, mandaram ela para casa mediante uso de medicamentos. Na quinta-feira, 25 de junho, às 20hs, os familiares levaram ela ofegante ao Hospital Regional, e após procedimento de cerca de 1 hora e 15 minutos, ela foi internada. Andreia apresentava falta de ar segundo depoimento de familiares.

Em poucos dias o quadro se agravou o que assustou os familiares, sendo que alguns não acreditavam na doença. Foram feitos dois exames de Raio X e uma tomografia particular. Os exames, segundo familiares, detectaram que 70% dos pulmões estavam comprometidos pelo vírus. A avaliação médica repassada aos familiares era de suspeita forte para Covid-19. Foi feita coleta de exame e enviado a Cuiabá para a confirmação do quadro.

Após Andreia dar entrada no regional ela foi muito bem atendida, pelo Dr Márcio Kato e enfermeira. A família fez questão de ressaltar que esses profissionais são dois guerreiros na linha de frente trabalhando com afinco em prol dos pacientes. “Choraram ao lado da família e lutaram até o último momento tentando reanimar a vítima, após a parada cardiorrespiratória”. A família reconhece o excelente atendimento dos profissionais da saúde do Hospital Regional. Infelizmente, antes de abrir vaga para UTI ela faleceu.

(Editado)