Água Boa - MT (99,7 FM)

Pablo Henrique Arena Sertaneja
Pablo Henrique

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Querência - MT (97,9 FM)

- Interativa Playlist
-

Ouça Agora!

(66) 98438-0051

Ribeirão Cascalheira - MT (103,1 FM)

Clara Cristina Rota Interativa
Clara Cristina

Ouça Agora!

(66) 997237390



Vale e Valec promovem encontro sobre a FICO - veja entrevistas

Atualizada dia 08 outubro

 

reuniao valec e vale sindicato 5ÁGUA BOA – Aconteceu ontem à tarde rodada de conversa de técnicos da Vale e da Valec sobre a construção da FICO – Ferrovia de Integração Centro Oeste.

A obra foi lançada no mês de setembro em Mara Rosa/GO, pelo presidente da república, Jair Bolsonaro.

A prefeitura foi parceria na organização do evento.

Na ocasião, os técnicos da Vale e da Valec repassaram informações sobre o empreendimento que deve demorar até 5 anos para chegar em Água Boa.

Presentes o prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz, a vice Rejane Garcia, deputado estadual Dr. Eugênio, presidente da Câmara, Luis Cesar de Lara, secretários municipais, vereadores, empresários, produtores rurais e investidores da região.

O diretor de negócios da Valec, empresa do governo federal que trabalha com ferrovias, alertou que o traçado exato da FICO ainda não está determinado. Alex Trevisan disse que pequenas alterações em trechos da ferrovia ainda podem ocorrer durante a execução do plano.

Ele confirmou que na confluência com a BR-158 no interior de Água Boa, deve ser construída uma trincheira para permitir a passagem da ferrovia. O técnico destacou que caberá ao governo do Estado também ofertar vias de acesso estaduais que permitam melhor escoamento no futuro terminal de cargas a ser construído próximo à Penitenciária Regional Major Zuzi.

Já o DNIT do governo federal poderá estudar melhores condições de acesso no que tange à BR-158.

A Ferrovia de Integração Centro Oeste terá em breve ferramentas de acesso via internet para permitir ampla visualização do investimento. A declaração partiu de Whalles Zarur, diretor de comunicação da Valec.

Ele ressaltou que todos os detalhes do empreendimento deverão estar disponibilizados na internet, para permitir amplo acesso à população.

Ele deixou claro que a construção da FICO e sua futura operacionalização são projetos distintos. Observou, porém, que Água Boa estará situada em um corredor de exportação tanto para o sudeste do país, quanto para os portos do norte.

Também declarou que os processos de desapropriação de terras ao longo do traçado da ferrovia não será empecilho para a construção dos trilhos.

Zarur ressaltou que a implantação da FICO tem prazo legal de 5 anos, sendo que os trilhos devem chegar a Água Boa em 2.025/2.026.

Produtores rurais e empresários presentes ao encontro da Valec e da Vale ontem no Sindicato Rural expressaram preocupação sobre detalhes do projeto.

Um dos pontos foi o Zoneamento Ambiental proposto pelo governo do Estado, que prevê criar áreas de preservação permanente no Araguaia, justamente por onde passará o traçado da FICO.

O deputado estadual Dr. Eugênio informou aos presentes que a FICO tem licença do Ibama, órgão federal. Portanto, o futuro zoneamento não terá influência sobre a FICO, que já está licenciada.

Produtores estão apreensivos sobre possíveis investimentos feitos em áreas rurais por onde passarão os trilhos do trem.

Técnicos da Vale disseram que tudo será indenizado pelo projeto.

Ailson Arantes questionou a situação do Marco Legal sob judice no Supremo Tribunal Federal. Se as regas forem alteradas, uma faixa da região entre Água Boa e Ribeirão Cascalheira poderá se tornar área indígena, o que poderia prejudicar a passagem dos trilhos do trem.

A presidente da Aceab e secretária municipal de Desenvolvimento disse que as entidades estão se preparando para o desenvolvimento que virá com a ferrovia. Thiene Costa observou que a Aceab está atenta para as questões da preparação de mão de obra especializada por meio de cursos de qualificação.

Também disponibilizará todas as ferramentas para auxiliar empresários que podem colaborar em futuras parcerias com a Vale. Thiene afirmou que o canteiro de obras exigirá diversas frentes de trabalho, o que pode gerar oportunidades para empresas e trabalhadores do município e região.

Veja entrevistas com Alex Trevisan da Valec, prefeito Dr. Mariano e deputado Dr. Eugênio.

Veja fotos

 

============================

convite ficoÁGUA BOA – Diretores da Vale e da Valec estão na cidade.

Hoje à tarde, eles farão encontro com as lideranças para discutir detalhes da Ferrovia de Integração Centro Oeste.

Será às 15h na sede do Sindicato Rural.

Alex Trevisan, diretor da Valec e o prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz farão daqui a pouco convite para o encontro desta tarde no Sindicato Rural.

Veja a entrevista

Veja mais notícias: