Ao Vivo Água Boa - MT (99,7 FM)

Interativa Playlist Programa: Interativa Playlist
Locutor: Interativa Playlist

Ouça Agora!

(66) 99652-7007

Ao Vivo Querência - MT (97,9 FM)

- Programa: Interativa Playlist
Locutor: -

Ouça Agora!

(66) 98438-0051
  • Sicredi
  • Thor

MPF de Barra do Garças pede cancelamento de torneio dos Xavantes

mpf bgBARRA DO GARÇAS – O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação às lideranças indígenas da etnia Xavante de Marãiwatsédé e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante, em Mato Grosso pedindo o cancelamento de evento esportivo e quaisquer outras reuniões sociais que possam gerar aglomerações. A medida tem o intuito de combater a proliferação da covid-19.

O procurador da República em Barra do Garças Everton Pereira Aguiar Araújo, responsável pela recomendação, relata que tomou conhecimento de que integrantes da aldeia Marãiwatsédé estão organizando a 3ª Copa Marãiwatsédé, inclusive com previsão de premiação no montante de R$ 33 mil reais.

“Eventos desse porte reúnem milhares de indígenas de diversas terras indígenas, população de municípios vizinhos, entre visitantes, convidados e observadores. Isso pode agravar sobremaneira o alastramento da pandemia”, explica o procurador.

Historicamente, a vulnerabilidade biológica entre os povos indígenas sempre foi relatada, causando altos índices de mortalidade. O procurador observou que a realização de campeonato de futebol não se enquadra no conceito de atividades essenciais que fundamentem a sobrevivência da comunidade interessada.

Diante disso, as lideranças de Marãiwatsédé devem cancelar imediatamente a 3ª Edição da Copa Marãiwatsédé, com previsão para acontecer de 17 a 19 de abril de 2021, bem como cancelar todo e qualquer evento esportivo, social e tradicional durante o período da pandemia para evitar aglomerações e prevenir a expansão da pandemia da covid-19.

Veja mais notícias: