Atenção, Querência acaba de registrar 2° caso de raiva animal em 2 meses
QUERÊNCIA – Foi constatado no município, mais uma infecção da raiva animal. O primeiro caso positivo ocorreu no dia 11 de março, na ocasião, o fato foi em uma propriedade rural a cerca de 2 km da área urbana. Foi realizado uma campanha de forma emergencial para a vacinação dos animais de estimação e de rua.
O segundo caso positivo foi confirmado nesta terça-feira (11), durante entrevista com a chefe do Indea local Elisangela dos Santos. Segundo Elisangela, a situação é alarmante pois o caso da vez fica apenas 7 km do perímetro urbano.
O animal infectado trata-se de um equino de 04 meses que após ter sido infectado, morreu ainda na localidade rural.
A chefe do Indea destaca o estado de alerta para a doença no município devido ao pouco período entre um caso e outro, além da proximidade do perímetro urbano.
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo;
===============
1° CASOQUERÊNCIA - Após suspeita do caso de raiva animal no municipio, fomos informados pelo INDEA local, que foi testado positivo para a doença, o óbito de um animal em uma propriedade rural. O animal infectado trata-se de um bovino de aproximadamente 24 meses.
O último caso de raiva no município foi em 2017, quando após constatado, foi feito a revacinação de animais em um raio de 12 km do local do óbito. Agora, será feito o mesmo procedimento com animais das propriedades vizinhas.
Porém, o fato ocorreu em uma propriedade rural a cerca de 2 km da área urbana, portanto será realizada uma campanha de forma emergencial nos próximos dias para a vacinação dos animais de estimação e de rua.
A médica veterinária do INDEA Elisangela dos Santos, friza a importância da comunicação com a agência em caso de sintomas. As pessoas que tiveram contato com o animal, deve rapidamente procurar um médico para se vacinar.
Confira mais informações no video abaixo;
===================QUERÊNCIA - Após a suspeita de raiva bovina ter sido registrada no município, nossa equipe entrou em contato com a médica veterinária Elisangela dos Santos do Indea local.
Segundo a veterinária, o caso segue sendo tratado como suspeita, apesar de ter todos os sintomas da raiva que é transmitida através de um morcego doente.
Caso a suspeita seja confirmada, a propriedade rural entrará em perifoco e outras propriedades que estiverem no raio de 12 Km serão notificadas oficialmente para que façam a vacinação do rebanho acima de 4 meses o mais rápido possível, tendo a revacinação após 30 dias.
Em entrevista, a médica veterinária Elisangela dos Santos relata os sintomas, medidas e o que leva o rebanho contrair a doença.
Confira no vídeo abaixo:
===================
QUERÊNCIA - Recebemos a informação na tarde desta quarta-feira (3), de que foi registrado a suspeita de raiva animal no município. Apesar de que outras doenças como intoxicação alimentar, plantas tóxicas, babesios entre outros que ocasionam os mesmos sintomas, o caso de suspeita de raiva ainda não foi descartado.
Foi coletado o material do sistema nervoso central do animal em seguida enviado ao laboratório.
Nesta quinta-feira (04), concederá entrevista a nossa equipe de reportagem, a médica veterinária do Indea local.