Safrinha em Canarana só não foi melhor por conta da estiagem
Atualizada dia 23 agosto
CANARANA – O Secretário Municipal de Agricultura informou que nesse foram 658 mil hectares em Canarana foram ocupadas com as mais diversas culturas, entre primeira e segunda safra em 2.021.
A soja ocupou 275 mil hectares. A previsão é de que haja incremento de até 2,6% na área ocupada com soja, chegando a 282 mil hectares na próxima safra.
O milho safrinha ocupou 130 mil hectares e os produtores destinaram 55 mil hectares para o gergelim.
O milho safrinha fechou com uma média de produtividade em torno de 95 sacas por hectare.
Já o gergelim registrou uma colheita de 450 quilos por hectare em média. As pastagens ocupam mais de 150 mil hectares para 210 mil cabeças de gado registradas.
Foram 9 mil hectares com algodão e 18 mil hectares com milheto. O algodão produziu em média, 280 arrobas por hectare. A teca ocupa hoje 1.070 hectares de reflorestamento. A seringa tem 140 hectares de área em Canarana.
==========================
Atualizada dia 07 julho
CANARANA – O secretário de Agricultura informou que o começo da colheita da safrinha mostrou boas produtividades na cultura do milho.
Isso para quem plantou dentro da janela ideal, cuja produtividade está acima de 110 sacas de milho por hectare.
Cleyton Dias afirmou que boa parte da produção de milho deve dar bons resultados. Porém, as lavouras plantadas fora da janela ideal sofreram com o déficit hídrico.
Segundo ele, algumas lavouras não serão colhidas, já que a quebra do milho foi quase total.
Nesses casos, o milho plantado serviu apenas como cobertura vegetal durante a estiagem. Já o gergelim também segue o mesmo padrão.
Lavouras plantadas dentro da janela ideal devem ter boa produtividade. As demais plantadas muito tarde sofreram com a estiagem, devendo ter grande quebra de produtividade.
Essas quebras serão quantificadas à medida em que a colheita avançar.
Veja a entrevista
========================
Atualizada dia 31 maio
Safrinha em Canarana: milho tem prejuízos ainda não quantificados
CANARANA – O milho plantado dentro da janela ideal está salvo.
O comentário é do secretário de agricultura de Canarana. Cleyton Dias afirmou que as lavouras plantadas fora da janela ideal tiveram perdas consideráveis.
Alguns talhões de lavouras nem pendoaram. Diante disso, esse milho improdutivo está sendo cortado para silagem já que não houve condições de desenvolvimento vegetativo da planta.
A expectativa de produtividade para o milho ainda não foi estimada em Canarana.
Foram plantados 130 mil hectares com milho segunda safra. O gergelim ocupa 55 mil hectares.
Somente 9 mil hectares foram plantados com algodão em Canarana. O milheto ocupa 18 mil hectares. São 132 mil hectares com pastagem.
Outras culturas menores ocupam menos espaço.
==============================
10 de maio - Lavouras sofrem com déficit hídrico
CANARANA – As chuvas da última semana de abril ajudaram a salvar cerca de 80% das lavouras de milho em Canarana.
A informação é do secretário municipal de agricultura. Cleyton Dias disse que essas lavouras foram plantadas dentro ou perto da janela ideal para a cultura do milho safrinha.
Por isso, a expectativa é de boa produtividade. Porém, cerca de 20% das lavouras foram plantadas fora da janela ideal.
Neste caso, o milho está sofrendo com o déficit hídrico. A expectativa é de que haja quebra de produtividade se não chover em maio. Foram plantados 130 mil hectares com milho.
A área com gergelim ocupou 55 mil hectares na safrinha em Canarana. Cleyton ressaltou que as plantas estão na fase de florada e enchimento de grãos, com expectativa de boa produtividade.