Vazio sanitário da soja: 245 propriedades foram fiscalizadas
ÁGUA BOA - O Indea fiscalizou 245 propriedades rurais produtoras de soja nos municípios de Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho durante o período do vazio sanitário da soja, que vai de 15/06 a 15/09.
Segundo o Agrônomo Sérgio França, só no município de Água Boa foram 150 propriedades, não havendo autuação de nenhum produtor.
Sérgio afirma que os produtores estão conscientes do problema sério que é a ferragem asiática na cultura da soja e estão adotando todas as medidas para eliminar o fungo que causa a ferragem.
Os produtores estão deixando suas áreas de cultivo livres de plantas guaxas de soja que podem ser hospedeiras do fungo.
==================================
Vazio sanitário da soja termina hoje, 15/09 em Mato Grosso
CUIABÁ – Termina nessa quarta-feira (15.09) o vazio sanitário da soja no Mato Grosso. Desde 15 de junho está proibida a presença de plantas vivas de soja cultivadas ou guaxas em território mato-grossense.
Há 15 anos o estado do Mato Grosso estabeleceu o Vazio Sanitário da soja, que é a principal medida fitossanitária na prevenção da ferrugem asiática da soja.
A medida está prevista na Instrução Normativa Conjunta SEDEC/INDEA-MT nº 001/2021 e tem o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) no período de entressafra.
O objetivo é atrasar a ocorrência da ferrugem na safra seguinte. A ferrugem asiática da soja ocasiona perdas em torno de 20% ao ano, provocando a desfolha precoce da planta e impedindo a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade, sendo considerada uma doença de importância econômica.
Em algumas regiões de Mato Grosso é possível iniciar o plantio da soja, desde que ocorram chuvas. Aqui no Araguaia, as chuvas devem permitir o começo da semeadura somente em outubro.