Featured

Produtores rurais já pensam no milho safrinha

lavoura milhoCUIABÁ – O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) projeta que o milho poderá ocupar uma área de 6,23 milhões de hectares neste ciclo, entre primeira e segunda safra.

A produtividade prevista é de 106 sacas/hectare. Com essa estimativa, a produção de milho em Mato Grosso poderá chegar a 39 milhões de toneladas.

Em Água Boa, os produtores rurais e os agrônomos ainda não tem estimativa da área que será plantada com milho. O mesmo ocorre em Canarana e Nova Xavantina.

Na safrinha passada, o milho ocupou cerca de 38 mil hectares no município. Porém, a produtividade ficou abaixo do esperado, cerca de 88 sacas por hectare.

O fator climático para a próxima safra de milho será um ponto decisivo. Os principais modelos climáticos apontam volumes de chuvas acima da média dos últimos cinco anos para a maior parte de Mato Grosso em janeiro, quando se inicia a semeadura do cereal.

Por outro lado, a maior umidade prevista para janeiro exige atenção quanto ao planejamento da safra da soja. O plantio do milho safrinha depende primeiro da colheita da soja.

Confira Mais Notícias