Featured

Rib. Cascalheira tem 311.774 bovinos e bubalinos que devem ser vacinados contra à aftosa

rebanhoilustrarc22RIBEIRÃO CASCALHEIRA – O município tem atualmente 311.774 entre bovinos e bubalinos, que devem ser vacinados na atual campanha contra a febre aftosa.

O Notícias Interativa solicitou ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (INDEA), informações sobre o rebanho do município. Em maio de 2022, foram vacinados 143.081 bovinos e bubalinos em 1.143 estabelecimentos rurais, segundo o INDEA.

O número de 311.774 animais, é uma previsão de quantos animais devem ser vacinados nesta etapa contra à aftosa.

A vacinação é de responsabilidade dos proprietários dos animais e é obrigatória para bovinos (bois e vacas) e bubalinos (búfalos e búfalas). Os produtores deverão adquirir a vacina contra a febre aftosa e vacinar até o término da campanha de vacinação, que teve prazo ampliado em todo o país para até, 17 de dezembro. A comunicação ao INDEA deve ser feita até 26 de dezembro.

Caso não o faça, o proprietário dos animais, recebe um auto de infração e vacinação compulsória e se não comunicar o produtor é notificado e ocorre o bloqueio da ficha sanitária.

A estimativa do INDEA é de que haja necessidade de cerca de 4 milhões de doses para serem comercializadas e aplicadas em todo o rebanho bovino e bubalino. Conforme o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, Felipe Peixoto, algumas regiões atrasaram a vacinação não apenas pela falta de dose, mas por falta de chuvas, como na região Araguaia.
Com informações de: Débora Siqueira - INDEA-MT (Ascom)

Confira Mais Notícias