Melhoramento genético do rebanho chega a Nova Nazaré
NOVA NAZARÉ – No dia 30 de março de 2022 teve início o projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro do Estado de Mato Grosso, através de transferência de embriões.
A prefeitura de Nova Nazaré, representada pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Empaer aderiu ao projeto. Foram repassados materiais para promover 20 inseminações artificias nos planteis de cada produtor.
As despesas foram divididas entre estado, município e produtor. O Estado entrou com 80%, município 10% e produtor 10%. O município de início foi beneficiado com 50 embriões.
Os animais foram selecionados nos assentamentos PA Pontal, PA Rio dos Cocos e Maragatos. Nos dias 21 e 22 de fevereiro será realizada a inseminação de 194 vacas nessas propriedades.
Tendo em vista que o município produz 144 mil litros de leite por ano, a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural tem abraçado parcerias e projetos em benefício dos produtores. Isso pode melhorar e expandir a produção leiteira e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida dos produtores, gerando renda com a produção do leite.