Featured

Colheia da safrinha em Água Boa está na reta final - veja vídeo

ÁGUA BOA – A colheita das culturas de segunda safra, a chamada “safrinha” está na reta final. Cerca de 90% das lavouras de milho estão colhidas, o gergelim em torno de 55%, sorgo 95%, Milheto 80% e Girassol totalmente colhidas.
A informação é da Associação dos Agrônomos de Água Boa. O agrônomo Leandro Damaceno informa que a cultura de milho tem média de produtividade em torno de 95 sacas por hectare. A cultura de gergelim apresenta ótimas produtividades com média de 600 kg/há. O sorgo tem média de 50 sacas por hectare, milheto com 25 sacas por hectare e a cultura de Girassol, que surge como nova alternativa de safrinha tem média de 25 sacas por hectare.
As commodities de maneira geral tiveram redução de preços, o que diminuiu muito a margem de renda, com exceção da cultura do gergelim, que manteve bons preços no mercado, garantindo maior rentabilidade aos produtores que cultivaram esta oleaginosa.
Devido às dificuldades de armazenamento na região, além dos produtores, algumas empresas de recebimento de produção também optaram pela utilização do silo bolsa para auxiliar no armazenamento e guardar provisoriamente a produção até que se faça o escoamento dos produtos agrícolas ou melhorem as condições de preços. (Ascom/Inácio Roberto)


==================================================================================================================
Atualizada dia 29 jun 23 

Prossegue colheita da safrinha - veja vídeo

ÁGUA BOA – A colheita das lavouras de segunda safra prossegue no município. Milho, gergelim, sorgo, milheto, girassol e outra culturas apresentam lavouras dentro da normalidade.
O agrônomo Guilherme Henrique Pereira informa que a cultura do milho teve cerca de 60 mil hectares plantados. Em torno de 20% das áreas estão colhidas. A produtividade inicial chega a 160 sacas por hectare em algumas lavouras, com médias em torno de 120 sacas por hectare.
O gergelim tem produtividade entre 500 e 1.00 kg/há, e média de 600 quilos por hectare. Os números são considerados positivos, reflexo da boa condução das lavouras por parte dos agricultores, e do clima que colaborou. O girassol que surge como outra alternativa de safrinha, está alcançando uma média de 30 sacas por hectare. O milho apresentou queda de preço.
Porém, a boa produtividade inicial faz com que o produtor consiga ao menos cobrir os custos de produção, ou que obtenha pequena margem de lucro. O gergelim, hoje está rendendo mais ao produtor, por causa dos bons preços.
O problema agora é a dificuldade de armazenamento. Alguns produtores utilizam o silo bolsa, solução flexível e econômica, que consiste em um tubo de plástico resistente para armazenar os grãos temporariamente.
Isso preserva a qualidade do produto. As vantagens do silo bolsa são o menor custo de instalação e manutenção, flexibilidade em capacidade e instalação rápida.

Veja vídeo - 

Prossegue colheita da safrinha
============================================
Atualizada dia 02 jun 23 

andressa apioÁGUA BOA - A colheita das culturas de segunda safra, a chamada “safrinha” está se aproximando. A partir de junho no município, começa a safra da cultura de milho com área estimada em torno de 60.000 ha, tem 90% de suas áreas com potencial produtivo normal, estimando-se em 100 sacas por hectare a produtividade da cultura.
A engenheira agrônoma Andressa Apio, da Associação dos Agrônomos de Água Boa, informa que as culturas de gergelim (30.000 ha), sorgo (3.800 ha), girassol, crotalária e milheto também se desenvolveram bem e tem boa capacidade produtiva, com exceção de algumas áreas que foram semeadas fora da época ideal.
As lavouras foram conduzidas com boa tecnologia, tratos fitossanitários adequados contra pragas e doenças e tem como resultado uma boa produção, porém os preços das commodities em geral caíram drasticamente e, ressalta-se aqui a preocupação dos produtores com relação ao mercado, diante de preços baixos para os grãos e dificuldades logísticas de armazenagem e escoamento da produção.
Uma dificuldade que existe é a de que não há espaço na região para guardar toda a produção de soja da safra verão, que segue armazenada, milho da safrinha, e outros produtos. Outra questão é a dificuldade que está havendo para escoar a produção e embarcar os grãos.
Observe-se também que devido à queda dos preços de produtos agrícolas, somente na cultura do milho, um valor estimado entre 150 a 180 milhões deixará de circular no município, o que certamente irá afetar muito a economia do município, além da economia nacional como um todo, pois o problema é em todo o país. (Ascom)

====================
Atualizada dia 13-04-2023

 ÁGUA BOA – A semeadura do milho de segunda safra já encerrou no município. A informação é da Associação dos Agrônomos.
Segundo Cristiano Zamboni, foram semeados 60 mil hectares com milho. A incidência de chuvas é boa, o que aumenta a expectativa de uma boa colheita da safrinha.
Também foram catalogados cerca de 30 mil hectares com gergelim, 3.800 hectares com girassol, além de sorgo, milheto e crotalária. Alguns produtores apostaram em novidades, como trigo, aveia branca e chia.
No milho, as preocupações são com o ataque de pragas, como cagarrinha e percevejo.
90% do milho está pendoando, indicando que a cultura pode ter boa produtividade.

Veja vídeo - 

Proibida a reprodução de todo ou parte do conteúdo desta página. Todos os direitos reservados.


===============================
Atualizada dia 14-03-2023

Segunda safra já tem 60 mil hectares semeados - veja vídeo

ÁGUA BOA - O plantio do milho de segunda safra está encerrado no município. O levantamento é da Associação dos Agrônomos.
O agrônomo Douglas Celestino Júnior informou que foram semeados 60 mil hectares com o cereal, a maioria dentro da janela ideal que terminou em fevereiro.
Ele citou que é preciso fazer o manejo ideal do milho safrinha, tendo em vista ao surgimento de algumas pragas. As chuvas seguem positivas para a segunda safra.
O agrônomo alerta para o surgimento de ‘Pé de galinha’, um inço que já esteve presente na cultura da soja e precisa receber atenção também na segunda safra, com herbicida adequado. Além disso, percevejos e cigarrinhas também podem prejudicar o cereal.
As demais culturas de segunda safra também estão sendo implantadas. É o caso do gergelim, sorgo, milheto, feijão, chia e girassol.

Veja vídeo - 

Confira Mais Notícias