
Soja em Água Boa: plantio está atrasado - veja vídeo
Atualizada 22 Nov 23
ÁGUA BOA – Participa das Notícias Interativa o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos.
Angelo Cadore apresenta informações relacionadas a situação das lavouras de soja. O plantio da safra está atrasado. Muitas lavouras sofreram com a estiagem e tiveram que ser replantadas.
Além disso, outros produtores ainda não fizeram o plantio das sementes devido às altas temperaturas e falta de umidade no solo. Os agrônomos estão recomendando aos produtores muita cautela nesse momento instável.
Segundo Cadore, não está descartada a possibilidade de quebra de safra principalmente nas lavouras em que a soja está prejudicada por falta de chuvas.
O ciclo safrinha também ficará prejudicado para a cultura do milho, já que a janela ideal para plantar o cereal termina em fevereiro. A saída será os agricultores partirem para outras opões como milheto, sorgo ou gergelim.
Veja vídeo:
======================================================
Soja em Água Boa: El Niño atua com força - veja vídeo
Atualizada 09 Nov 23
ÁGUA BOA - A semeadura da soja prossegue mesmo com clima irregular. Os agricultores aproveitam as chuvas irregulares e esporádicas plantando já 50% das lavouras.
Segundo levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos, dos 230 mil hectares previstos para a temporada, 115 mil foram plantados.
De acordo com o agrônomo Woschington Fernandes, a irregularidade das chuvas preocupa. Pequenas precipitações têm sido registradas. Por isso, alguns produtores ainda nem começaram a plantar a soja.
Ainda não é possível quantificar possíveis perdas, mas várias áreas estão com stand prejudicado. Ocorre também problema de desenvolvimento e perda em lavouras na fase inicial.
Isso coloca em risco a produtividade da safra. Muitos produtores tiveram que replantar talhões de lavouras. A estimativa é de que isso ocorreu em 5% das áreas.
Os técnicos e produtores estão sempre no campo vistoriando as lavouras. Nesse momento, a decisão técnica é importante para minimizar possíveis perdas.
Aumentam as chances também de uma janela de semeadura de milho segunda safra bem mais curta.
Há relatos de muitos produtores que pensam em não plantar milho segunda safra. Woschington acredita que pode haver redução de 60% na área ocupada com milho safrinha.
Veja vídeo
=======================================================
Atualizada 23 out 23
ÁGUA BOA – Os agricultores iniciaram o plantio no município, tendo atingindo 20% de áreas semeadas, porém houve a paralisação das chuvas. Algumas lavouras já estão com 20 dias sem precipitações, o que causou a parada total do plantio. As altas temperaturas estão prejudicando as culturas instaladas, pois com o tempo seco, sol forte e temperaturas constantemente acima dos 40 °C, têm gerado apreensão entre os produtores do município.
A informação parte da Associação dos Agrônomos de Água Boa. Segundo o Engenheiro Agrônomo Cláudio Sérgio Pretto, em visitas a campo, os agrônomos relatam que o calor excessivo e a baixa umidade podem causar drásticos efeitos nas plantas podendo comprometer o desenvolvimento e até causando perda nas lavouras, fatos que já estão ocorrendo, levando à necessidade de replantios.
Os produtores aguardam o retorno das chuvas e uma futura avaliação para a quantificação das perdas e a necessidade ou não de replantio em algumas áreas. Esta situação está ocorrendo em todo o estado de Mato Grosso, com o atraso no plantio e no desenvolvimento da soja e, como consequência, atrasando também a próxima semeadura do milho.
Isso tem desestimulado o produtor para o cultivo desta cultura na safrinha, o que pode levar a considerável aumento em outras culturas como o gergelim, especificamente no Vale do Araguaia onde esta cultura é implantada.
CUIABÁ – O plantio de soja da próxima safra em Mato Grosso alcançou 60% no final de semana. Em relação à safra passada, a semeadura no estado está atrasada em 6,9 pontos percentuais. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O atraso da semeadura nesta safra se deve à irregularidade da chuva no estado. Além disso, esse atraso possa afetar a safra subsequente, que é a safrinha de milho. Segundo o Imea, Mato Grosso deve colher 43,7 milhões de toneladas de soja, um milhão a menos que na safra passada.
]A oleaginosa deve ocupar uma área de 12 milhões de hectares. A produtividade deve ser de 59,7 sacas por hectare. (Ascom)
Veja vídeo:
============================================
Atualizada dia 03 out 23
ÁGUA BOA - Os agricultores estavam esperando melhores condições pluviométricas e de umidade no solo para dar andamento à semeadura da safra 2023/2024. Na noite passada foram registradas boas precipitações em toda a região. A partir de hoje muitos produitores deverão dar início ao plantio, pois agora as condições são favoráveis à intensificação do plantio.
Antes disso apenas algumas áreas estavam plantadas, em torno de 2% da área prevista, pois as chuvas anteriores variaram de 25 a 65 mm. Algumas áreas de pivô, em torno de 200 hectares, e algumas áreas que antes receberam mais milímetros de chuva haviam sido plantadas. Em torno de 4.500 hectares já foram semados.
A informação parte da Associação dos Agrônomos de Água Boa. A expectativa é de que sejam plantados 230 mil hectares de soja na safra presente.
Isso significa aumento de 5% sobre a área ocupada na safra passada. Apesar da queda dos preços dos produtos verificada ao longo do ano, com pouca probabilidade de melhora nos preços, os produtores apostaram mais uma vez na cultura.
Veja Vídeo
=================
Atualizada dia 20 set 23
ÁGUA BOA – A semeadura da soja já começou no município.
Na fazenda Nossa Senhora Aparecida, foram plantados 160 hectares com uso de irrigação.
O agricultor Vinicius Baldo informa que plantou uma área inicial que corresponde a 3% do total do ciclo.
O cultivo mais cedo da oleaginosa com irrigação significa colheita mais cedo e formação de caixa antecipado.
A pretensão é plantar cerca de 7 mil hectares, aumento de 2 mil hectares em relação à safra passada.
========================
1ª estimativa de área com soja prevê aumento de 5% na área cultivada - veja vídeo (31/07/23)
ÁGUA BOA – A primeira estimativa de plantio da próxima safra de soja (safra 2023/2024) aponta para um menor crescimento de área ocupada com a oleaginosa..
O levantamento é da Associação dos Agrônomos. A informação é do agrônomo Leandro Damaceno.
Os preços da soja pressionados para baixo são os menores dos últimos 3 anos. Além disso, os altos custos dos insumos frearam os ânimos dos produtores.
Os agrônomos preveem aumento de cerca de 5% nas áreas com soja no município. Isso leva à uma perspectiva da Associação dos Agrônomos, de que sejam semeados cerca de 230 mil hectares com soja no próximo ciclo.