Água Boa - MT,
Inimigos invisíveis, nematoides causam perda de até 20% na produção agrícola

Inimigos invisíveis, nematoides causam perda de até 20% na produção agrícola

Eles não podem ser vistos a olho nu, mas seu perigo é gigantesco: os nematoides causam perdas de até 20% da produção agrícola global por ano, segunda pesquisas. A UPL, uma das cinco maiores empresas de soluções agrícolas sustentáveis do mundo, alerta que o prejuízo para o agronegócio brasileiro pode chegar a R$ 35 bilhões por ano. 
Nematoides são pequenos vermes que vivem no solo e atacam as raízes das plantas. Eles causam danos às raízes, prejudicando a absorção de água e de nutrientes. Isso afeta culturas importantes, reduzindo o rendimento e a qualidade dos alimentos, representando desafio para a agricultura global. Contra esse inimigo, os produtos biológicos têm se destacado como uma importante ferramenta para evitar prejuízos no campo e a consequente redução na produtividade. 
Bruno Carloto, mestre em agrobiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e gerente de tratamento de sementes e saúde do solo da UPL Brasil, afirma: "Diante dos prejuízos causados pelos nematoides, a UPL desenvolveu um produto de origem biológica para combatê-los com eficácia, segurança e sustentabilidade. Nimaxxa possui três agentes de controle biológico que protegem as raízes das plantas contra os nematoides promovendo aumento de produtividade. Uma vez no solo, as bactérias do produto colonizam rapidamente as raízes para formar um biofilme protetor durante todo o ciclo da cultura". 
 O biofilme é uma comunidade de micro-organismos que colonizam a superfície da raiz formando uma camada de proteção física que evita o ataque dos nematoides. A partir disso, são produzidas substâncias nematicidas que prejudicam o desenvolvimento dos nematoides que se aproximam do sistema radicular. Nimaxxa tem amplo espectro de ação contra o principais nematoides do cisto da soja, das galhas e das lesões radiculares, explica o especialista da UPL. Isso permite segurança no controle do problema. 
 Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, complementa: "Nimaxxa é resultado da inovação OpenaAg, pilar do trabalho da UPL, e possui como diferencial sua validade de dois anos sem refrigeração. Isso representa um grande avanço tecnológico em termos de produtos biológicos. Além disso, o produto tem alta compatibilidade com químicos podendo ser misturado com todos os tratamentos de sementes químicos do mercado e as sementes tratadas com Nimaxxa podem ser armazenadas por até 6 meses sem perda de viabilidade do produto". 
 Nimaxxa – que integra o portfólio de biossoluções Natural Plant Protection (NPP), da UPL – é composto por três espécies de Bacillus: B. paralicheniformis CH2970), B. paralicheniformis CH0273) e B. subtilis . As 3 cepas são exclusivas da UPL, cuidadosamente selecionadas e atuam de forma complementar para a proteção das plantas. 
 Sobre a NPP  

A Natural Plant Protection (NPP) oferece aos agricultores um portfólio abrangente de biossoluções – insumos agrícolas naturalmente derivados. Abrangendo a resiliência das culturas; a proteção contra pragas, doenças e desafios ambientais; melhorando a nutrição; e dando suporte à saúde do solo, as biossoluções da NPP melhoram a produtividade e rentabilidade das fazendas sem comprometer o meio ambiente. Com nove plantas de produção, seis laboratórios de P&D e sete estações experimentais ao redor do mundo, e uma rede de distribuição presente em mais de 130 países, a NPP é uma líder global em biossoluções sustentáveis. Uma unidade comercial da UPL e parte da Rede OpenAg da UPL, a NPP está reimaginando a sustentabilidade utilizando micropoderes para criar macroimpactos e permitir uma agricultura positiva em termos climáticos.  

 Sobre a UPL            

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.         (Ascom)

Confira Mais Notícias