Água Boa - MT,
El Niño deve aumentar pressão causada por pragas e doenças na safra atual

El Niño deve aumentar pressão causada por pragas e doenças na safra atual

El Niño. A ação desse fenômeno climático predominará na safra agrícola 2023/2024, cujo plantio se aproxima, e pode trazer consigo grandes desafios fitossanitários para os agricultores das diversas regiões do país. A expectativa é que haja irregularidade nos períodos de chuva e registro de temperaturas mais altas, gerando com isso o ambiente propício para a maior presença de insetos e fungos que prejudicam as lavouras. 
Leandro Valerim, engenheiro agrônomo, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e gerente de inseticidas da UPL Brasil, explica "Com El Niño, as regiões Sul e Sudeste do Brasil tendem a experimentar aumento nas chuvas. Por outro lado, partes do Norte e Nordeste enfrentam estiagens mais severas e temperaturas mais altas, favorecendo períodos de estiagem e aumento de pressão de insetos sugadores". 
Essa variação climática pode aumentar a pressão causada por insetos, como os percevejos e a mosca-branca. Essas pragas sugadoras têm potencial para gerar perdas superiores a 30% no cultivo de soja, por exemplo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O problema, entretanto, não se resume a essa cultura, podendo afetar milho, algodão e feijão, assim como as diversas variedades de hortaliças, legumes e frutas. 
Marcelo Figueira, gerente de fungicidas da UPL Brasil, complementa: " Com o fenômeno El Niño atuando fortemente nessa Safra ( 23 /24 ), fica evidente a alteração dos padrões climáticos, e consequentemente a intensidade e volume das chuvas, aumento da temperatura e alterações abruptas na humidade relativa do ar também, como relatam pesquisadores do Instituto Nacional de Metereologia (INMET) e da EMBRAPA. Em anos de El Niño, diferentemente dos anos que ocorrem a La Niña, os padrões pluviométricos se alteram, provocando mais chuvas em determinadas áreas, como no Sul do País, e também aumento da temperatura. Já no Norte e Nordeste a tendência é de seca mais severa, e no Centro-Oeste e Sudeste ocorre o aumento das temperaturas médias e irregularidade das chuvas." 
Ele ainda reforça que om todas essas alterações climáticas, pode-se ter ainda um bom aproveitamento para se obter uma boa produtividade da soja, porém, esse cenário requer mais atenção e planejamento por parte do produtor, porque com a intensidade de chuvas e altas temperaturas o complexo de doenças da soja, liderado por patógenos como a Ferrugem Asiática, Mancha Alvo e Doenças de Final de Ciclo, também encontram um ambiente favorável para seu desenvolvimento, causando uma pressão de doenças mais intensa, que podem causar perdas de até 80% na lavoura. 
Para evitar prejuízos econômicos e manter a alta produtividade, os especialistas sugerem o investimento em tecnologias eficazes contra insetos e fungos. Soluções sustentáveis e com eficácia comprovada diferenciam-se no mercado. Sperto®, por exemplo, é referência no combate a pragas com amplo espectro de controle em mais de 50 culturas. Com o melhor choque da categoria e registro para aplicação aérea, proporciona à UPL a liderança em inseticidas para soja e milho, em nível nacional. 
A ciência também proporciona novos recursos contra doenças. É o caso de Evolution®, fungicida que conta com três ingredientes ativos que se combinam, com ação sistêmica e multissítio, em três modos de ação distintos em um só produto, o que permite uma ação eficaz sobre diversos pontos do metabolismo dos fungos, evitando a resistência e controlando o complexo de doenças com mais eficiência. A segurança de eficácia no manejo fitossanitário é a melhor opção para enfrentar os desafios impostos por fenômenos como El Niño, e Evolution pode contribuir muito com a manutenção do potencial produtivo das cultivares de soja em um cenário de incertezas em função das fortes alterações climáticas. 

Sobre a UPL     

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável.
Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.  (Ascom)

Confira Mais Notícias