Água Boa - MT,

Quebra de safra no município pode ser alta: veja detalhes

Atualizada dia 14 dez 23 

Area Total Situação Safra 23 24 12 12ÁGUA BOA – Na última terça-feira, o Sindicato Rural e engenheiros agrônomos fizeram reunião para discutir a situação das lavouras de verão no município.

Dezenas de produtores participaram do encontro. Entre os participantes, ficou demonstrado que eles já haviam plantado uma vez, 85% das suas lavouras. Plantado Situação Safra 23 24 12 12

Do total plantado, 41% estavam em situação ruim, indicando produtividade de 40 sacas por hectare.

Outros 33% estavam em situação razoável, indicando produtividades em torno de 50 sacas por hectare.

Somente 10% das lavouras estavam em boa situação, acima de 55 sacas por hectare.

Cerca de 26% das áreas necessitam replantio, segundo o levantamento da última terça-feira. Se não chover nos próximos dias, os prejuízos aumentarão consideravelmente.

Enquanto isso, modelos climáticos divulgados por meteorologistas se dividem entre chuvas abaixo da média e chuvas muito fracas nos próximos meses.

Ninguém tem certeza sobre o comportamento climático e o quanto isso afetará a safra de verão no Médio Araguaia.


===================== 
Atualizada 13 Dez 23

Area Total Situação Safra 23 24 12 12ÁGUA BOA – Aconteceu na noite desta terça-feira (12/12/23) encontro de produtores rurais, técnicos e agrônomos no Sindicato Rural. Na ocasião, foram repassadas informações sobre a situação das lavouras de soja da safra de verão.

O forte calor e as chuvas fracas estão prejudicando a semeadura e o desenvolvimento das plantas. Alguns talhões de lavouras poderão ter perdas de 20% a 50%. Se não chover nos próximos dias, os prejuízos podem se acentuar. Além disso, muitas áreas ainda não foram plantadas.

Tem produtor que plantou todas as áreas destinadas à soja, mas teve que replantar até 80% das áreas. Isso só aumenta os custos de produção. Uma consultoria foi convidada para falar sobre os desafios da presente safra. Francisco Guerreiro Júnior relatou que não há forte tendência de aumento de preços da soja e do milho, apesar da possibilidade de quebra de safra.Plantado Situação Safra 23 24 12 12

Ele afirmou que os demais países produtores também aumentaram as previsões da safra, e por isso, a oferta global não sofrerá alteração, impactando diretamente nos preços das commodities. Os técnicos voltaram a ressaltar que os produtores precisam anotar detalhes dos custos de produção como forma de fazer uma contabilidade mais exata.

Cerca de 70% das lavouras de soja já foram plantadas, replantadas ou ainda estão em fase de replantio no município.

A expectativa inicial era de que os produtores ocupassem 230 mil hectares com soja. Mas esses números podem alterar, dependendo dos rumos do clima.

Veja vídeo:




=====================================================

Sindicato Rural promoverá hoje debate sobre cenário da soja e do milho

bate papo sindicato

ÁGUA BOA - O Sindicato Rural promoverá hoje um bate papo 'Conversas do Campo' sobre o cenário da soja e do milho.

O evento será a partir das 19h no Sindicato Rural, tendo como mediador, o presidente da entidade, Geraldo Delai.

Os interessados devem confirmar presença pelo WhatsApp (66) 99644-7747. Participarão do evento, Francisco Guerreiro Júnior, Jean Nobre da FJR Consultoria, e o produtor rural Lucas Delai.

Todos os produtores estão sendo esperados para o encontro, que também fará levantamento sobre a situação das lavouras.

Confira Mais Notícias