Água Boa - MT,
Dinetec: Vale do Araguaia avança em inovação para agricultura irrigada

Dinetec: Vale do Araguaia avança em inovação para agricultura irrigada

DINETC FRAN 1CANARANA - Embora já ocupe a posição de maior produtor de grãos no país, Mato Grosso intensifica seus esforços para elevar ainda mais a produtividade, especialmente por meio da irrigação.
 

Em Canarana-MT, foi estabelecido um polo de pesquisa dedicado à irrigação, atualmente o segundo maior do estado. Este pólo abrange toda a região do Vale do Araguaia e Xingu, conduzindo estudos para avaliar o potencial hídrico e promover a instalação de pivôs em fazendas locais.
 

Nesse contexto, a presença da Bauer do Brasil, Irricontrol e da revenda Do Campo no “Dia de Negócios e Tecnologias” (DINETEC) destaca-se como uma contribuição importante para a irrigação. O evento chega a sua 10ª edição em 2024, entre os dias 10 e 12 de janeiro, na cidade de Canarana.
 

Os estudos realizados pelo polo visam entender a disponibilidade de água nos rios e no solo da região, possibilitando uma gestão mais eficiente desse recurso. Essa iniciativa também facilita o diálogo com os órgãos responsáveis pelas outorgas e simplifica o acesso a financiamentos. Além de assegurar uma produtividade mais consistente nas safras, a irrigação possibilita a implantação de uma terceira safra, algo inédito em muitos países produtores globais.
 

Rodrigo Parada, Co-CEO da Bauer do Brasil, reforça que esse cenário não apenas gera renda e empregos, mas também abre outras frentes. "Usar a irrigação permite produzir mais em um mesmo terreno, aumentando a produtividade, e é um seguro contra a instabilidade do clima”.
 

Além disso, a Bauer do Brasil projeta um mundo mais sustentável ao apresentar os separadores de dejetos, equipamentos essenciais para a separação eficiente de resíduos sólidos e líquidos provenientes da produção agrícola. Esse processo não só simplifica o gerenciamento desses resíduos, mas também proporciona benefícios ambientais e econômicos notáveis.
 

Destacando-se como uma startup inovadora adquirida pelo Grupo Bauer, a Irricontrol apresentará suas tecnologias de automação da irrigação associadas a pivôs centrais, com destaques para sistemas como o SmartConnect. Essas soluções oferecem avanços significativos na gestão eficiente da irrigação e dos recursos hídricos. Através da conectividade proporcionada por essas tecnologias, os agricultores podem tomar decisões embasadas em informações em tempo real, impulsionando a eficiência e a produtividade de suas operações.
 

“Na DINETEC, apresentaremos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas dos produtores na busca por uma agricultura mais produtiva e sustentável. A parceria com a Bauer do Brasil nos permite oferecer aos agricultores locais acesso às mais avançadas tecnologias de irrigação e gestão de recursos hídricos. Acreditamos que a automação e a eficiência são fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos da agricultura”, Hicaray Marchetti, representante da revenda Do Campo.(ASCOM)

Confira Mais Notícias