Richard Rasmussen garante que agricultores brasileiros são os que mais preservam
Atualizada 14 junho 24
ÁGUA BOA – Aconteceu ontem à noite (13/jun) o Circuito Aprosoja no CTG Coração Gaúcho de Água Boa.
Na ocasião, o biólogo Richard Rasmussen falou aos produtores rurais sobre os desafios do agronegócio e a defesa do meio ambiente.
Ele ressalta que os produtores do Mato Grosso são os que mais preservam o ambiente. "Ninguém vai colocar fogo em seu próprio patrimônio. O produtor precisa da palhada na lavoura para a proteção durante o prolongado período de estiagem", observou ele.
Além disso, o renomado biólogo destaca também que as cercas são patrimônio importante, marcos de divisas e proteção do produtor rural. Segundo ele, um quilometro de cerca custa mais de R$ 20 mil e ninguém vai queimar isso.
Ele concedeu entrevista exclusiva ao nosso Portal Notícias Interativa. Richard disse que é preciso buscar cada vez mais o equilíbrio entre produção e meio ambiente.
Richard também qualificou como inimaginável percorrer mais de 100 quilômetros de estrada de chão em péssima situação ligando o Médio ao Norte Araguaia durante o percurso do roteiro de eventos da Aprosoja. Ele considera isso um retrocesso e grave entrave ao desenvolvimento do agronegócio. "Situação vergonhosa em pleno século 21, para uma região que produz carne, leite e grãos".
Esse trajeto da BR-158, única rodovia que corta o Araguaia de norte a sul, é a rota de escomento da gigantesca produção do Araguaia rumo aos grandes centros consumidores ou de processamento da soja, do milho e outras comodities. Os portos de exportação seja do Arco Norte ou Santos/SP, também só podem ser alcançados pela rodovia federal.
Outra constatação é de que mesmo em trechos de asfalto, o pavimento necessita de atenção urgente em locais de serra e em outros onde não existe acostamento. Para ele, tudo isso entrava o desenvolvimento. Richard avisou que doravante a produção deve crescer ainda mais com os avanços da tecnologia no campo. "A última fronteira agrícola de Mato Grosso que é o Araguaia, vai aumentar a produção e precisa das condições ideais para o escoamento e o desenvolvimento", finalizou ele. (Escrito por Inácio Roberto Luft)
Veja detalhes:
======================================
Circuito Aprosoja em Água Boa
Atualizada 12 jun 24ÁGUA BOA - Participa das Notícias Interativa, o delegado da Aprosoja, núcleo de Água Boa.
Altair Kölln fala sobre o Circuito Aprosoja marcado para esta quinta-feira, 13 de junho, a partir das 18h 30min no CTG Coração Gaúcho.
Na ocasião, o biólogo Richard Rasmussen estará falando aos produtores rurais sobre os desafios do agronegócio em relação ao meio ambiente.
Veja vídeo:
=========================================================
Vem aí o Circuito Aprosoja 2024ÁGUA BOA - A cidade receberá a 18ª Edição do Circuito Aprosoja, dia 13 de junho, no CTG Coração Gaúcho.
o evento será a partir das 18h 30min, destinado aos produtores rurais e técnicos.
Trata-se do maior evento da cadeia produtiva da soja e do milho de Mato Grosso.