Featured

Comissão de Logística da Aprosoja se reuniu em Água Boa

ÁGUA BOA - A Comissão de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realizou mais uma reunião regionalizada, desta vez em Água Boa, na noite de sexta-feira (16.08), na sede do Sindicato Rural do município. Cerca de 40 produtores participaram da reunião, para se atualizarem sobre as ações da entidade voltadas à logística.

Na ocasião, o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, apresentou o panorama da logística e repassou informações sobre as obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). Além disso, a analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Ébila Ferreira, trouxe dados sobre a produção e desafios da logística.

O coordenador da Comissão de Logística, o produtor rural Mateus Goldoni, destaca que a chegada da FICO na região, prevista para 2028, deve agregar valor aos produtos da região, como a soja, milho, pecuária e o gergelim. Ele lembra que, por muito tempo, a região ficou para trás em relação às outras, mas que isso tende a mudar.

Mateus Goldoni lembra que em 1974, quando seu pai, Neorildo Goldoni, 70 anos, chegou na região, sequer haviam estradas. “Hoje, se você perguntar pro meu pai o que ele acha, ele vai dizer que está muito bom. Mas, nós, as gerações futuras já estamos sonhando com uma ferrovia e também com uma hidrovia na nossa região”, pontua Mateus.

Mateus destaca também que é preciso paciência para melhorar o escoamento da produção da região, e que avanços estão sendo feitos. O coordenador pontua ainda que a região ainda tem um potencial de expansão muito grande no agronegócio, com a adoção de tecnologias de produção e melhorias na logística da região, o que deve alavancar ainda mais a economia.

Para o ex-presidente da Aprosoja e produtor em Nova Xavantina, Endrigo Dalcin, as reuniões regionalizadas são importantes para aproximar a entidade dos produtores. Também é uma oportunidade de os produtores apresentarem demandas, como a pavimentação da ligação de Nova Xavantina a Cuiabá, passando por Novo São Joaquim, Itaquerê e Primavera do Leste.

Para Endrigo, uma melhor logística beneficia, não só o escoamento de produtos, mas a vida de toda a população. “A logística é para todos. Nós precisamos ir e vir de maneira mais rápida e segura. Então, quando tem uma estrada pavimentada, os benefícios vêm para a produção e para toda a sociedade, que também que utiliza as rodovias”, destaca.

Já o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delai, destacou que o principal ponto da reunião é que os produtores agora têm ainda mais convicção de que a FICO vai chegar. O representante dos produtores da região lembra que, com a chegada do empreendimento, a economia dos municípios próximos de Água Boa passará por importantes transformações.

Dentre as mudanças, a atração de investimentos, como de agroindústrias, principalmente de etanol de milho. “Precisamos nos preparar para os bons ventos, para que tudo isso se concretize é preciso fazer o planejamento, não só como produtor, mas como cidade. As cidades precisam se preparar porque os movimentos serão muito maiores”, destaca Geraldo. (Felipe Leonel Ascom) 

Comissão de Logística da Aprosoja se reuniu em Água Boa

Confira Mais Notícias